Você sabia que o presépio foi criado por São Francisco de Assis? No Natal de 1223, São Francisco criou o primeiro presépio da história na cidade de Greccio, na Itália. O santo reuniu pessoas que representaram o nascimento de Jesus, sem imaginar estar criando uma das maiores tradições da Igreja.
O Padre Pitágoras de Paula Bandeira, Pároco da Paróquia Santo Antônio do Paraibuna em Juiz de Fora, comentou sobre este costume. “Muitas pessoas também têm o hábito bonito de montar o presépio em suas casas, em seus lares. No presépio nós temos as personagens que prepararam a vinda de Cristo. Em primeiro lugar, Maria Santíssima, sua e nossa Mãe; São José, o Pai Adotivo de Jesus; os anjos; os pastores, que foram escolhidos para serem os primeiros a contemplar o nascimento do Salvador; os magos, que vieram de longe para adorá-lo; os animais – porque vamos lembrar: não havia lugar na hospedaria, então Ele nasce num estábulo; mas o principal do presépio, claro, é a imagem do Menino Jesus”.
Ele ainda explicou que a imagem de Jesus só deve ser incluída posteriormente. “Nos nossos presépios, vamos observar, a manjedoura está vazia. Vamos acolhê-lo somente lá no dia 24, na missa solene da noite do Natal. E que os nossos corações, nossas almas, sejam a manjedoura para acolher o menino Jesus, que vem nos visitar e que quer renascer em nossas vidas nesse Natal”, disse o padre.
Atualmente existem modelos de diversos tamanhos e valores. Entretanto, certa vez, Dom Gil escreveu que a preocupação deve ser com o essencial. “Olhe o presépio e não se esqueça que Natal é festa de família, onde pais recebem o Filho que vem do céu e sabem que tal criatura terá a missão de ensinar o amor. Verifique neste ambiente familiar que o Menino de Belém, ao correr da vida, ensinou tanto a amar que deu a vida por todos os seres humanos, até mesmo pelos seus inimigos”, divulgou em artigo em 2016.
A prática, que se espalhou pela Europa e, pouco a pouco, por todo o mundo católico, deve ser montada no 1º domingo do Advento, ficando nas igrejas e casas até o dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.
*Com informações de Vatican News