Na manhã desta quinta-feira, 6 de novembro, os Vigários Forâneos da Arquidiocese de Juiz de Fora se reuniram com o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, para a última reunião do ano. O encontro, que acontece periodicamente, tem como objetivo promover um momento de partilha, avaliação e planejamento pastoral das doze foranias que compõem a Igreja Particular de Juiz de Fora.
O Pastor Arquidiocesano destacou o caráter simbólico do número de foranias, comparando-o ao dos apóstolos, e ressaltou a importância da missão exercida pelos vigários forâneos em suas regiões. “Eles são como que uma mão estendida do bispo lá naquela região”, afirmou o Arcebispo.
O encontro foi dedicado à revisão das atividades realizadas ao longo do ano nas diferentes foranias, tanto no âmbito pastoral quanto sacramental. Cada vigário teve a oportunidade de apresentar as ações e desafios vivenciados em suas comunidades, favorecendo o diálogo e o fortalecimento da comunhão arquidiocesana.
Dom Gil também recordou algumas iniciativas importantes deste período e reforçou o convite à vivência dos próximos momentos do calendário eclesial. “Neste mês de novembro mesmo, recordamos o Dízimo e sua motivação bíblica, a aproximação da Novena de Natal, a celebração do Dia Mundial dos Pobres, a Solenidade de Cristo Rei, a entrada do Advento e a festa da Imaculada Conceição, no dia 8, título de várias paróquias nossas. Também já começamos a pensar na programação para o ano de 2026”, destacou.
A reunião encerrou o ciclo de encontros de 2025 entre o Arcebispo e os Vigários Forâneos, reafirmando o compromisso conjunto com a evangelização e a vida pastoral da Arquidiocese.
por 