Nesta quarta-feira, 8 de outubro, a Igreja celebra o Dia do Nascituro, data que marca o encerramento da Semana Nacional da Vida, vivida de 1º a 7 de outubro. Em Juiz de Fora, a data será lembrada com uma Missa na Catedral Metropolitana, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A celebração é promovida pelo Vicariato para Vida e Família da Arquidiocese de Juiz de Fora e contará com bênção especial para gestantes e recém-nascidos, em sinal de gratidão e cuidado com o dom da vida.
Além da Catedral Metropolitana, outras comunidades da Arquidiocese também terão programação especial no Dia do Nascituro. Na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, a Missa será às 19h. O Santuário fica na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50. Já em Santo Antônio do Paraibuna, a Celebração Eucarística acontecerá às 19h30, na Matriz, situada na Rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, 770.
Em Santos Dumont (MG), a Comunidade Resgate dará continuidade ao Tríduo pela libertação das famílias na Cantina do Guri, na Rua Vigário José de Luca. Nesta quarta-feira (8), às 19h, o grupo de oração abordará o tema “Cura da alma e libertação dos vícios nas famílias”.
Sobre o Dia do Nascituro
Instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Dia do Nascituro é uma oportunidade para refletir sobre o valor sagrado da vida humana desde a concepção até o seu fim natural. Neste ano, dentro do Jubileu da Esperança, a CNBB reforça a importância de preservar a dignidade humana, especialmente diante das discussões em curso no Supremo Tribunal Federal (ADPF 1141) sobre a legalização da assistência fetal.
Em nota conjunta com o Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada em agosto, a CNBB reafirmou o compromisso com a defesa da vida em todas as suas etapas, repudiando práticas que atentam contra a dignidade da pessoa humana.