Pastoral da Sobriedade promove Encontro na Semana Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas

Nesta quinta-feira, 26 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas, a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Juiz de Fora promoverá um momento de conscientização e mobilização no Salão da Catedral Metropolitana, a partir das 19h.

Com o tema “Caminhos de Libertação: Juntos pela Vida e pela Esperança”, a programação contará com uma palestra do psicólogo, neuropsicólogo e gerontólogo Erikson Wander, seguida de testemunhos de assistidos pela Fazenda da Esperança, e do movimento Amor Exigente, encerrando com um momento de espiritualidade. A atividade está inserida na Semana Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas, promovida pela Pastoral da Sobriedade entre os dias 19 e 26 de junho de 2025.

A iniciativa ocorre em sintonia com o Ano Jubilar convocado pelo Papa Francisco, que convida os cristãos a viverem 2025 como “Peregrinos de Esperança”. Nesse contexto, a Pastoral da Sobriedade propõe que todas as comunidades e paróquias se envolvam em ações concretas de prevenção, escuta e acolhimento voltadas à dependência química e outros vícios que afetam a dignidade da pessoa e geram sofrimento em muitas famílias.

Segundo a Coordenação Nacional da Pastoral, a Semana Nacional é um momento forte para se trabalhar a prevenção, principalmente com os públicos que enfrentam diretamente o problema da dependência e suas consequências, como a codependência e doenças psicossomáticas. A proposta é reforçar o papel da Pastoral da Sobriedade, que atua nos cinco eixos: prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e atuação política.

Com o lema “Juntos pela Vida e pela Esperança”, a campanha quer lembrar que a recuperação é possível, desde que se construa um caminho coletivo, sustentado pela fé, pelo acolhimento e pela presença ativa da comunidade. As ações sugeridas abrangem diversas frentes e públicos, com o objetivo de educar sobre os riscos do uso de drogas, combater o estigma social sobre os usuários e oferecer alternativas saudáveis de vida, como a prática esportiva, a arte, a espiritualidade e o voluntariado.

*Com informações do site da Pastoral da Sobriedade

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também