No último domingo, 1º de junho, aconteceu a Missa em ação de graças pelos 125 anos da Conferência Senhor dos Passos, na Capela Senhor dos Passos, localizada na Santa Casa de Misericórdia. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e reuniu consócias, confrades, amigos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e membros da comunidade local.
Pertencente ao Conselho Particular São Mateus (CPSM), vinculado ao Conselho Central Cristo Redentor (CCCR), a Conferência é a terceira mais antiga da SSVP em Juiz de Fora. Desde a sua fundação, em 13 de maio de 1900, ela tem sido um sinal concreto da presença de Cristo entre os pobres e sofredores, atuando na promoção da dignidade humana por meio da caridade silenciosa e perseverante.
A Missa foi celebrada em cinco intenções especiais, tradicionalmente propostas pela SSVP: pelos falecidos da Sociedade, pela Santa Igreja Católica, pelo Santo Padre, pela própria SSVP e pela pátria. Essas intenções refletem os pilares espirituais que sustentam a caminhada vicentina e apontam para a dimensão universal do carisma de São Vicente de Paulo e do bem-aventurado Frederico Ozanam.
Uma história marcada pela fé e pela caridade
A ata de instalação da Conferência, datada de 13 de maio de 1900, registra a reunião de importantes nomes da sociedade juiz-forana da época. Reunidos na Capela de Nosso Senhor dos Passos, os fundadores foram convidados por Dr. Braz Bernardino Loureiro Tavares e deram início a uma história de serviço e dedicação que se estende há mais de um século. Entre os presentes estavam médicos, advogados, militares e líderes religiosos, como o então vigário da paróquia, Pe. Frederico Hellembrack.
Desde então, gerações de vicentinos se dedicaram ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade, sendo presença de esperança, fé e justiça social nas periferias existenciais da cidade. Com humildade e discrição, a Conferência Senhor dos Passos tornou-se um verdadeiro ícone da atuação vicentina em Juiz de Fora.
Ascensão, caridade e presença de Cristo
Durante a homilia, Dom Gil destacou a Solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada no mesmo domingo. O Arcebispo refletiu sobre a presença contínua de Cristo no mundo por meio dos sacramentos e da ação da Igreja, mesmo após sua subida aos Céus. “Tudo aquilo que Jesus fez fisicamente — os milagres, a pregação, a partilha do pão — agora Ele continua fazendo de maneira espiritual, sacramental”, afirmou.
Ao relacionar a missão da SSVP com essa continuidade da ação de Cristo, o Pastor Arquidiocesano ressaltou que a prática da caridade é uma forma concreta de tornar o Senhor presente no mundo. “Quando os confrades e consócias se organizam em Conferências para servir aos pobres, é Cristo que continua sua obra, agindo por meio das mãos dos seus discípulos”, refletiu.
Ele também recordou a simplicidade dos membros da Sociedade e a importância de uma caridade discreta, desinteressada e verdadeira. “O vicentino não faz para aparecer. Age com humildade, como Jesus agia. E é isso que torna o gesto ainda mais belo e fecundo”, frisou.
Ao final da homilia, Dom Gil parabenizou a Conferência pelos 125 anos de fundação e afirmou: “Que este jubileu não seja apenas uma lembrança do passado, mas um impulso para que a caridade continue sendo vivida intensamente no presente e no futuro. São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam intercedam para que essa missão jamais esmoreça”.
Um legado que continua
A celebração jubilar da Conferência Senhor dos Passos reforça o compromisso da SSVP com os mais pobres e marginalizados da sociedade, especialmente em tempos de tantos desafios sociais e econômicos. Mais do que comemorar uma marca histórica, o momento é um convite à renovação da fé e da entrega ao próximo, em espírito de humildade, serviço e comunhão com a Igreja.
Ao longo desses 125 anos, a Conferência foi espaço de formação humana e cristã para muitos vicentinos e vicentinas e segue ativa na Matriz da Paróquia Bom Pastor com encontros todas as quartas-feiras, às 17h.
“Nossa conferencia é a terceira conferência de Juiz de Fora. E a gente está na prática do bem, [buscando] atender o próximo e contando também com a colaboração das pessoas que nos ajudam bastante”, contou Fernando Henriques, Presidente da conferencia Senhor dos Passos.
Seu principal desafio atualmente é continuar atraindo novas gerações, pois faltam voluntários. O desejo dos presentes é que esse jubileu reforce a certeza de que toda ação feita em nome do Evangelho nunca é em vão e que outras pessoas percebam isso e se juntem à missão Vicentina.
Clique aqui para conferir alguns registros da celebração.
por 