Papa envia ambulâncias à Ucrânia como sinal de esperança

Foto: Banco de Imagens do Canva

O Papa Francisco enviou quatro novas ambulâncias para a Ucrânia, como demonstração do seu apoio ao povo afetado por três anos de guerra. A entrega será feita pessoalmente pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro do Papa, que visita o país pela décima vez desde o início do conflito.

As ambulâncias estão preparadas para prestar primeiros socorros em áreas de combate e serão conduzidas por três motoristas ucranianos. A iniciativa acontece durante o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa para 2025, e carrega um forte simbolismo cristão.

“Somente Jesus nos abre as portas da vida, aquelas portas que fechamos continuamente com as guerras que se alastram pelo mundo”, disse Francisco em sua mensagem de Páscoa, citada no comunicado da Esmolaria Apostólica divulgado em 7 de abril.

Além de entregar os veículos, o cardeal Krajewski levará também a presença espiritual do Papa ao povo ucraniano ao rezar com quem vive em meio à destruição. A missão é uma forma concreta de tornar o apelo à paz em ação.

O Vaticano relembrou que já são três anos de sofrimento para a “martirizada Ucrânia” — uma data que o Papa considera “dolorosa e vergonhosa para a humanidade”. Em seus discursos no Angelus e nas mensagens Urbi et Orbi, Francisco segue lembrando não apenas a Ucrânia, mas também outras regiões marcadas por conflitos, como Palestina, Israel, Sudão, Mianmar e a região de Kivu, na África.

Na bula que inaugura o Ano Santo, “Spes non Confundit”, Francisco destaca: “O primeiro sinal de esperança se traduza em paz para o mundo, mais uma vez imerso na tragédia da guerra… A necessidade da paz interpela a todos”.

Em 2025, o conflito entre Ucrânia e Rússia continua intenso, especialmente nas regiões de Donetsk e Kharkiv. Nas últimas semanas, os ataques aéreos aumentaram, atingindo áreas civis que provocou mais deslocamentos internos. De acordo com a ONU, mais de 14 milhões de pessoas já foram forçadas a deixar suas casas desde o início da guerra.

*Fonte: Portal A12

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também