Diáconos Miron e Leonardo serão ordenados sacerdotes: um chamado de entrega e esperança

No próximo sábado, 1º de março, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebrará a Ordenação Presbiteral dos diáconos Leonardo José de Mello e Miron de Oliveira Messias. Em um momento de espiritualidade e compromisso com a missão evangelizadora da Igreja, os futuros sacerdotes se preparam para assumir esse novo tempo em suas trajetórias vocacionais, movidos pelo amor de Deus e pela esperança no ministério que irão desempenhar.

“Em atenção à tua palavra, lançarei as redes”
Diácono Miron distribuindo Eucaristia em sua ordenação diaconal

A vocação do Diácono Leonardo teve início ainda na adolescência, amadurecendo ao longo de nove anos de formação no Seminário Santo Antônio. “Senti a manifestação do amor de Deus nas mais diversas circunstâncias”, afirma. Seu lema sacerdotal é inspirado no chamado dos primeiros discípulos, narrado no Evangelho de Lucas 5,5: “Em atenção à tua palavra, lançarei as redes”.

Esse versículo, que o acompanhou desde o retiro final do Discernimento Vocacional Específico (Dives), representa a entrega confiante à vontade de Deus. “A vocação sacerdotal é um chamado a uma constante oferta da vida, mas em atenção à Palavra de Deus. O gesto de lançar as redes é confiar na providência divina”, explicou Leonardo.

A ordenação, que acontecerá no aniversário e abertura do centenário do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, tem para ele um significado especial. “Naquele espaço, discerni minha vocação por nove anos, foi uma experiência de amadurecimento e crescimento espiritual e humano. A Ordenação marcará a importância deste lugar em minha caminhada vocacional”, ressaltou.

Uma vocação guiada pelo amor de Deus
Diácono Miron recebendo as Sagradas Escrituras

Para o Diácono Miron, a vocação nasceu no testemunho de fé recebido em sua família, que lhe transmitiu valores fundamentais para reconhecer a presença de Deus em sua vida. “Outros testemunhos também marcaram minha trajetória de fé e vocação. Pessoas tementes a Deus que, com simplicidade, acolheram a missão que Deus confia. Também fui chamado a assumir a missão de estar com os irmãos e junto deles construir o Reino de Deus”, compartilhou.

O lema escolhido por ele para sua ordenação é retirado do Salmo 88: “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor”. Para ele, essa passagem representa a gratidão e a fidelidade às promessas divinas. “Cantar o amor e a misericórdia de Deus é acreditar que Ele está perto de nós, nos amparando e conduzindo em todos os momentos”, destacou Miron.

O futuro presbítero também ressalta a importância da missão sacerdotal como expressão do amor de Deus no meio do povo. “O sacerdote é chamado a ser outro Cristo no meio do povo, ser marcado pelos encontros que edificam e restauram tantos dos nossos irmãos”, pontuou.

O ministério presbiteral como sinal de esperança

Ambos diáconos se preparam para abraçar a missão sacerdotal, confiantes na graça de Deus. Encorajados pelo Jubileu de 2025, cujo tema é “Peregrinos de Esperança”, desejam que sua atuação seja um sinal vivo dessa virtude. “A esperança não desilude, não decepciona (cf. Rm 5,5). Gostaria que essa fosse a marca do ministério, como sinal de confiança, entrega e abandono em Deus”, finalizou Leonardo.

A Ordenação Presbiteral será no próximo sábado, 1º de março às 9h. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos membros do clero arquidiocesano.

Toda a comunidade é convidada a participar deste momento de celebração e rezar por esses novos sacerdotes, para que possam, a sério, lançar as redes e cantar eternamente o amor de Deus.

Clique aqui para conferir a programação do tríduo vocacional em preparação para a ordenação.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também