Encontro de Comunhão entre as Novas Comunidades é realizado no último domingo (10)

No último domingo, 10 de novembro, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, foi palco do “Encontro de Comunhão entre as Novas Comunidades”. Promovido pelo Grupo de Trabalho sobre as Novas Comunidades do Regional Leste II da CNBB, o evento gratuito visou à integração entre as novas comunidades e à troca de experiências sobre suas missões e desafios.

A tarde contou com momentos de comunhão entre os participantes, seguidos por uma Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Em entrevista, ele destacou a importância das novas comunidades como “um dom do Senhor, um precioso recurso para enriquecer com seus carismas toda a comunidade cristã”. O Pastor Arquidiocesano reforçou, ainda, a necessidade de caminhar juntos em sinodalidade, em sintonia com a vida da Igreja local.

A Fundadora da Comunidade Resgate, Cristina Maria Ribeiro Pinto, compartilhou sua gratidão pela oportunidade de reunir tantas comunidades. “Nós temos uma força nesse tempo, não desistimos, não desanimamos. Estamos aqui para servir a Igreja, amar a Jesus e evangelizar. Acolher os movimentos e as novas comunidades como um dom do Senhor é essencial para enriquecermos a vida da Igreja”, afirmou a fundadora.

Para Jaíla Menezes, missionária há oito anos, o encontro foi uma chance de conhecer novas comunidades que atuam em Juiz de Fora e de partilhar experiências. “É uma grande alegria saber que tenho irmãos para contar e para partilhar a vivência missionária. Cada comunidade traz uma sabedoria nova de alcançar o povo da cidade e viver a missão que Deus tem para nós”, expressou.

Renata Ávila, da Comunidade Resgate, valorizou a riqueza da diversidade entre as novas comunidades, observando que muitos dos desafios enfrentados são comuns, o que torna a troca de experiências ainda mais valiosa. “Foi muito bom ouvir a história de cada um, os desafios que cada comunidade enfrenta. Seria interessante termos mais encontros como esse, com mais tempo para partilhar.”

Tatiana Silva Teixeira, membro da Comunidade Resgate e uma das organizadoras do evento, celebrou o alcance dos objetivos do evento. “Conseguimos cumprir a proposta do encontro: a participação de todas as Comunidades de nossa Arquidiocese, o conhecimento mútuo e a troca de experiências. A presença e as colocações de Dom Gil foram muito importantes para o nosso crescimento como Igreja”, pontuou.

O encontro contou com cerca de 100 participantes, dentre eles, membros das comunidades Magnificat (CEM), Adorai, Apascentai, Exaltai, Irmãos No Mestre Jesus, Resgate, Shalom, Obra de Maria e São Miguel Arcanjo (Lima Duarte).

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também