Nesta segunda-feira, 1º de julho, foi realizado o Consistório Público Ordinário para a Canonização de alguns beatos da Igreja Católica. Na Sala do Consistório, o Papa Francisco presidiu a celebração da Hora Terça e prosseguiu com alguns decretos.
As canonizações em pauta para o Consistório foram dos Beatos Manuel Ruiz López e sete companheiros; Giuseppe Allamano; Marie-Léonie Paradis; Elena Guerra; e Carlo Acutis. As quatro primeiras canonizações tiveram data definida – acontecerão em 20 de outubro deste ano. Já a canonização do Beato Carlo Acutis não foi marcada e, de acordo com o Vaticano, acontecerá provavelmente durante o Jubileu 2025.
Bem-aventurado José Allamano
O milagre atribuído à intercessão do Bem-aventurado Allamano, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata, ocorreu na floresta amazônica brasileira, no estado de Roraima, onde Sorino, um homem da etnia Yanomami, foi atacado por uma onça que feriu gravemente a sua cabeça, abrindo-lhe a caixa craniana; era 7 de fevereiro de 1996, o primeiro dia da novena ao Bem-aventurado Allamano.
Transportado para o Hospital de Boa Vista, socorrido pelas Missionárias da Consolata, que nunca deixaram de pedir sua recuperação por intercessão do Pai Fundador, Sorino recuperou milagrosamente a saúde em poucos meses e ainda hoje vive em sua comunidade indígena. O processo diocesano para analisar o suposto milagre foi realizado em março de 2021 em Boa Vista, enquanto o processo do Dicastério para as Causas dos Santos foi concluído em 23 de maio de 2024, com a aprovação do decreto que reconheceu o milagre.
Em uma mensagem, os Superiores Gerais da família Consolata, o Padre James Lengarin, IMC, e a Madre Lucia Bortolomasi, MC, escreveram: “Sua canonização é para todos nós um imenso presente que nos convida a ouvi-lo para aproveitar cada vez mais a riqueza de sua santidade. Que nossos olhos e corações estejam fixos em nosso Fundador para ouvi-lo e olhar para sua santidade, que nos estimula a continuar sua missão de maneira séria e profunda”.
Carlo Acutis
Outro beato cuja caminhada até a canonização tem relação com o Brasil é o jovem Carlo Acutis, padroeiro da internet. Um menino do Mato Grosso do Sul foi curado após tocar em uma relíquia sua em 2010. Um novo milagre possibilitou a confirmação do Papa Francisco para que seja canonizado.
*Fonte: Vatican News
por 