Mais de cem padres se reuniram ente os dias 5 e 9 de fevereiro no Hotel Fazenda Retiro das Rosas, localizado em Cachoeira do Campo, Ouro Preto (MG) para o Retiro Espiritual Anual do Clero. Devido ao Centenário Diocesano, todos os padres da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram em uma única turma.
Durante os cinco dias de recolhimento, eles estiveram na presença de Deus, meditando e em profunda oração. Guiados pelas pregações de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP). “Ele centrou suas pregações no tema da Eucaristia, baseado na Sagrada Escritura, no magistério da Igreja e especialmente nos últimos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, e em tudo aquilo que eles têm escrito e falado sobre a Sagrada Eucaristia”, explicou o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que todos os anos faz questão de participar dos retiros.

Dom Eduardo tem acompanhado de perto os trabalhos pastorais desta Igreja Particular e comentou sobre sua satisfação em estar presente neste tempo do jubileu. “Eu oriento, faço o retiro com os padres, os presbíteros de Juiz de Fora, quando estou vivendo o sexagésimo ano de minha ordenação presbiteral. Em 13 de dezembro completarei 60 anos de vida sacerdotal. Sou filho desta igreja, aqui fui batizado, crismado, fiz a primeira comunhão, fui ordenado sacerdote e bispo. Então, para mim, é uma grande alegria estar com o presbitério de Juiz de Fora rezando e pedindo a Deus que abençoe os cem anos que estão pela frente”, afirmou.
Em entrevista à Web Tv A Voz Católica, o Padre Rafael Coelho do Nascimento comentou que a ocasião proporciona a oportunidade de renovar as energias. “É aceitarmos o convite de Jesus, que diz: ‘vinde a mim vós todos que estais cansados, eu vos darei descanso, eu vos darei alívio’. E ele desejou ardentemente estar conosco. Esses dias estão sendo de graça e de bênção!”

Padre Elton Adriane de Oliveira, um dos responsáveis pela organização do retiro, também ressaltou o caráter fortalecedor do retiro. “O momento mais importante é o momento de vivência da espiritualidade do retiro do clero, nos fortalecendo para, depois o retorno às nossas paróquias com mais força, revestido dessa força que vem de Deus, que é a possibilidade que o retiro e as pregações nos propiciam, nos ajudam, para os nossos trabalhos pastorais nas paróquias junto do povo de Deus confiado a nós”.
O neossacerdote Padre Paulo César afirmou ser um momento muito significativo, por ser próximo a sua ordenação presbiteral, e ano do Centenário Diocesano. “Estamos tendo a oportunidade de nos retirarmos neste lugar tão abençoado para nos abastecermos com a palavra de Deus, com a oração, com a Eucaristia, para, assim, darmos o alimento ao povo: o alimento da Palavra, o alimento da Eucaristia. Então, é um momento muito marcante em nossa vida, muito significativo. Louvo a Deus por esse retiro do clero de 2024”, afirmou.
O momento de espiritualidade e partilha entre os sacerdotes acontece anualmente. Em 2025 ele volta a ser realizado nos meses de janeiro e julho.
*Com informações de Web Tv A Voz Católica
por 