90 mil peregrinos celebram a esperança na 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

Foto: Portal A12

No último final de semana, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu mais uma edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, reunindo cerca de 90 mil peregrinos de todo o Brasil. Com o tema “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e o lema “Fortes na fé, alegres na esperança” (Rm 12,12), o evento promoveu momentos de oração, celebração e fortalecimento espiritual para os participantes e suas famílias.

A romaria deste ano esteve alinhada ao Ano Jubilar Ordinário de 2025, convocado pelo Papa Francisco, que destaca a esperança como um elemento central na caminhada cristã. Para o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial da CNBB para o movimento, Dom Gil Antônio Moreira, a oração do Rosário fortalece a caminhada de fé e explicou como os temas estão relacionados. “A esperança é aquela virtude que nos põe de pé! Quando encontramos algum sofrimento, algum problema, ou mesmo uma tentação, vem do céu a esperança que nos dá força para seguir adiante”, afirmou.

A programação teve início na sexta-feira, 14 de fevereiro, com a “Central do Terço” e a Missa de Abertura. No sábado (15), os romeiros participaram da Celebração Eucarística, oração do Terço e da Consagração, além do show “Canções de Amor e Fé”, que contou com artistas como Pe. Antonio Maria, Mariangela Zan, Frank Aguiar e Gilliard.

Um dos destaques do evento foi o encontro especial entre os Diretores Espirituais do movimento, o Reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, o Missionário Redentorista Irmão Alan Zuccherato e Dom Gil Antônio Moreira. O momento proporcionou partilha entre os presbíteros sobre os frutos da evangelização masculina e a força do Terço dos Homens na transformação das famílias.

Os homens do Terço de Juiz de Fora marcaram presença na romaria, reforçando a união e a devoção mariana do movimento na Arquidiocese. Para muitos peregrinos, a Romaria Nacional do Terço dos Homens é um momento de renovação espiritual e testemunho de fé.

O Coordenador do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Arantina (MG), destacou a importância do encontro. “Para muitos irmãos, o único Evangelho que se conhece é a pessoa que, através das orações, deve dar testemunho na prática e ser fiel às propostas em que se insere, como anunciado: ‘Ser peregrinos da fé e da esperança’”, expressou.

Ele também destacou, em outubro, acontecerá o Jubileu do Terço dos Homens em sua cidade.  “Ouvimos com alegria os homens do Terço da nossa Arquidiocese e Dioceses vizinhas no Santuário Nacional dizerem: ‘Outubro, nós estaremos presentes no Jubileu do Terço dos Homens em Arantina’. Um verdadeiro exemplo de ser peregrinos da fé e da esperança”, concluiu.

O Coordenador do Terço dos Homens da Catedral Metropolitana, Jeksonlley de Paula, também esteve presente e compartilhou testemunhos de fé vivenciados durante o encontro. “Foi uma maravilhosa oportunidade conduzir, participar e, mais uma vez, conforme estimativa, mais de 80 mil pessoas a este evangelizador Encontro Nacional do Terço dos Homens. Foi muito gratificante, pois, em nosso grupo, dois amigos da Paróquia São Pedro pagaram promessas subindo a passarela de joelhos. Também um outro amigo de nosso grupo do Terço São João Paulo II da Catedral, Adilson, agradeceu a Nossa Senhora Aparecida pelas graças recebidas. Há exatos sete anos, ele sofreu um acidente automobilístico, teve um AVC e hoje agradece as bênçãos recebidas e sua recuperação, inclusive já conseguindo rezar o Santo Terço conosco. Eu, particularmente, fui agradecer porque fui diagnosticado com câncer na próstata no ano passado, coloquei em minhas orações do Santo Terço, fui operado e estou recuperado”, relatou.

O papel missionário do homem do terço

A 17ª Romaria foi concluída no domingo (16) com a tradicional Missa de Envio, celebrada no Altar Central do Santuário. A celebração contou com a presença de diversos bispos, sacerdotes e missionários redentoristas. Em sua mensagem final, Dom Gil reforçou o papel missionário dos homens do terço. “O homem do terço deve ser missionário para sua paróquia, ajudando naquilo que puder. Muitos já atuam como leitores, ministros, catequistas e no serviço aos pobres. Você também é enviado para sua família, pois nela também é missionário”, pontuou.

O Arcebispo também anunciou que, ao completar 75 anos em outubro, deixará a referencialidade do movimento. “Peço a vocês que rezem para que outro possa continuar essa tarefa. Continuarei presente no Terço dos Homens, acompanhando e apoiando quem assumir essa missão. Amo esse movimento e considero vocês meus filhos”, declarou.

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também celebrou a grandiosidade do evento e a presença mariana na caminhada dos romeiros. “A primeira bem-aventurada! Nossa Senhora, bendita és tu que acreditastes! Os homens do terço são homens de fé, por isso são felizes. E nesse caminho da fé faremos essa experiência do que é ser filho de Deus”, refletiu.

A Romaria do Terço dos Homens se consolidou como o maior evento do Santuário Nacional. Para os participantes, fica o compromisso de levar para suas comunidades e lares o que viveram em Aparecida: uma fé renovada, uma esperança fortalecida e uma missão de evangelizar por meio da oração do Santo Terço.

*Com informações do Portal A12 e da WebTV A Voz Católica

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também