Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Campus Seminário Santo Antônio sediará a 38º Semana de Teologia, que neste ano tem como tema central os 1700 anos do Concílio de Niceia. A programação contará com palestras, minicursos e debates que buscam resgatar a memória histórica desse momento marcante da Igreja e refletir sobre sua atualidade.
O evento é gratuito e aberto ao público, reunindo não apenas seminaristas, padres e estudiosos, mas também agentes de pastoral, candidatos ao Diaconato Permanente e fiéis engajados em suas comunidades. O objetivo é oferecer um espaço de formação e aprofundamento da fé, aproximando a teologia do cotidiano dos cristãos.
Segundo o Seminarista do 3º ano de Teologia e Presidente do Diretório Acadêmico de Teologia, Lucas Escobar, o evento é uma oportunidade de mostrar que a reflexão teológica não é restrita a especialistas. “Quando falamos de Semana de Teologia, às vezes pode parecer algo distante para os leigos […] Mas, na verdade, a teologia toca a vida de todos nós porque nos ajuda a compreender melhor a nossa fé, iluminar o nosso dia a dia e fortalecer nossa caminhada cristã. Não é algo separado da vida, mas profundamente ligado ao jeito como vivemos, rezamos e nos relacionamos com Deus e com os irmãos”, explica.
Programação
A abertura acontece na segunda-feira (15), às 19h30, com a palavra inicial do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, e do Reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar, seguida da palestra “De Niceia aos nossos dias: o Mistério do amor perfeito de Deus Uno e Trino”, ministrada pelo Prof. Dr. Pe. Paulo Roberto Gomes.
Na terça-feira (16), pela manhã, haverá a apresentação do livro sobre o Seminário Santo Antônio, com o Pe. Luiz Antônio Baldi Fávero e a Prof. Dra. Mabel Salgado Pereira. À noite, o Prof. Dr. Pe. André Luiz Rodrigues conduzirá a palestra “Reflexões Teológicas em vista dos 1700 anos de Niceia”.
Na quarta-feira (17), das 8h às 10h, serão oferecidos três minicursos simultâneos:
- “A vida humana como um ‘projeto’ à luz de Jesus Cristo” – Pe. Antônio Márcio Marques de Queiroz
- “Nós te cantamos, ó Cristo? Cristologia e música litúrgica” – Pe. Javé Domingos da Silva
- “Jesus, Verdadeiro Homem: o mistério do Cristo à luz da Antropologia Teológica” – Pe. Gétero Rangel da Costa Júnior
À noite, o Pe. Ms. Emerson de Assis Braz apresenta a conferência “Deus é amor (1Jo 4, 8-16): uma leitura Cristológico-Trinitária do Credo Niceno”.
O encerramento será na quinta-feira (18), das 19h30 às 21h30, com a palestra “A relevância e a atualidade do Concílio de Niceia”, ministrada pelo Bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
Atualidade da mensagem de Niceia
Ao refletir sobre a importância do Concílio de Niceia, celebrado no século IV, Lucas Escobar lembra que a reunião dos bispos foi fundamental para reafirmar a verdade da fé em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. “Recordar e atualizar essas reflexões é essencial, porque hoje também somos desafiados por dúvidas, interpretações diferentes e até distorções sobre quem é Cristo e qual é a nossa fé. Assim como os cristãos daquele tempo, precisamos nos unir para anunciar com clareza nossa esperança”, destaca.
O seminarista ressalta ainda a atualidade do testemunho de coragem e fidelidade daqueles que participaram do Concílio. “Isso me lembra que ser Igreja é também caminhar na fidelidade ao Evangelho, com coragem, diálogo e abertura ao Espírito Santo”, afirma.
Para participar, a inscrição é gratuita e deve ser realizada através de formulário eletrônico (clique aqui).