Nesta sexta-feira, 13 de setembro, inicia 37º Encontro de Presidentes do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora (CMJF) da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). O encontro, que se estenderá até domingo (15), tem como objetivo a formação continuada dos presidentes de Conselhos Particulares (CPs) e Conselhos Centrais (CCs).
Em entrevista, o Coordenador do Departamento de Comunicação do Conselho Metropolitano da Sociedade de São Vicente de Paulo, Wandemberg Medeiros, explicou que estes conselhos fazem parte da estrutura e hierarquia da organização em apoio ou orientação das conferências, que são grupos com reuniões semanais em diversas comunidades paroquiais.
“Nesse encontro de presidentes, reunimos três áreas, ou seja, três partes da hierarquia, que é o próprio Conselho Metropolitano, os conselhos centrais e os conselhos particulares, esses dois últimos representados pelos seus presidentes. Então, teremos formação durante todos os dias de encontro, onde estaremos ainda mais alinhados com as diretrizes da Sociedade São Vicente de Paulo. São novos temas, novos tempos e nós, enquanto dirigentes, devemos estar sempre muito bem informados para melhor servir as nossas conferências e automaticamente melhor servir aos nossos irmãos e irmãs mais necessitados”, completou.
Este é um espaço para reafirmar a unidade do movimento, representado pelas lideranças particulares. Ao longo do encontro, a programação conta com formações abordando temas sobre a Igreja, a Sociedade São Vicente de Paulo, o amor e o serviço. Oração do terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento também compõem a programação, além da Santa Missa. “Dentro deste encontro somos chamados a reacender a chama do carisma vicentino, que está dentro de cada um de nós, essa é a importância da unidade e do avivamento das nossas lideranças”, pontuou Wandemberg.
O Coordenador destacou, ainda, que o CMJF é responsável por toda a Zona da Mata Mineira, isto é, mais de 90 cidades abrangendo as Dioceses de Juiz de Fora, Leopoldina, Mariana e Campanha. “É algo muito positivo para nós estarmos presentes com essas lideranças para que efetivamente nós possamos, cada vez mais, colocar em prática o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estando com essas lideranças, a nossa expectativa é motivar ainda mais essas lideranças para que elas possam se encantar e desta forma encantar as comunidades e paróquias aonde eles estão, para que mais pessoas venham somar conosco nesse trabalho de amor, serviço e evangelização dos pobres”, expressou.
por 