dezembro de 2025
Aproxima-se o fim de mais um ano civil. Momento propício para avaliar o foi realizado, agradecer e também planejar os próximos passos. Nesse clima de reflexão e gratidão, muitas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora realizam Missas especiais para a véspera do Ano Novo e o primeiro dia de 2026.
O ano de 2025, que está para encerrar, foi marcado, na Igreja, pela virtude da Esperança. No ambiente do Natal anterior, o Papa Francisco abria as Portas Santas, em Roma, dando início ao Ano Jubilar da Encarnação do Verbo, com o lema Spes non confundit (A esperança não decepciona), tirado da carta de São Paulo aos Romano 5,5.
Na tarde desta quinta-feira (25), o Cardeal Rolandas Makrickas presidiu o rito de fechamento da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais. “Ao fecharmos esta Porta Santa, acreditamos que o coração do Ressuscitado, fonte inesgotável de vida nova, permanece sempre aberto para aqueles que nele esperam”, afirmou o cardeal que é arcipreste da basílica.
Em sua mensagem, o Papa renovou o apelo pela paz, lembrando ao mundo que ela é tanto uma dádiva de Deus quanto uma responsabilidade compartilhada
Nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim, para abençoar e reinaugurar o Centro de Pastoral da comunidade. Em seguida, presidiu a Missa de encerramento da novena de Natal, reunindo fiéis em um momento marcado pela ação de graças e preparação para a solenidade do nascimento do Senhor.
Durante a oitava de natal uma das festas celebradas é a da Sagrada Família Jesus, Maria e José. Sua data é móvel, sempre realizada no domingo após o natal. Seu intuito é apresentar a Sagrada Família de Nazaré como verdadeiro modelo de vida, no qual as nossas famílias possam se inspirar e encontrar ajuda e conforto.
Na última sexta-feira, 19 de dezembro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa com os membros do Núcleo da Vida da Pastoral Familiar, na capela do Seminário Santo Antônio. A celebração integrou a preparação para o Natal e destacou o compromisso da Igreja com a defesa e a promoção da vida.
Uma das celebrações mais alegres da Igreja Católica, onde o canto do “Glória” ilumina a noite e a esperança arde nos corações: nasceu o Menino Jesus.
O Papa Leão XIV vai conduzir a primeira bênção Urbi et Orbi de Natal no seu pontificado, no próximo dia 25 de dezembro.