novembro de 2025
Aproxima-se o tempo do Advento, época da preparação para o nascimento de Jesus, pois isso a Igreja nos convida a rezar de forma comunitária seja nas famílias ou em pequenos grupos paroquiais. O objetivo é fortalecer a espera vigilante e a conversão dos corações para acolher o Salvador.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou a retomada do Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, que voltará a ser realizado após alguns anos sem edições. O evento ocorrerá de 23 a 26 de fevereiro de 2026, em Belo Horizonte (MG), na Casa Mãe Acolhedora, e reunirá bispos eméritos de todo o país, além de bispos que, nos regionais, acompanham o trabalho pastoral com os eméritos.
No dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Nessa ocasião, recordamos o dogma proclamado pelo Papa Pio IX, já presente há muito tempo na fé cristã, que afirma que Maria foi preservada do pecado original em vista de sua missão de ser a Mãe de Jesus.
O Papa Leão sorri enquanto fala ao microfone, em inglês, com os 81 jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos de cerca de 20 veículos internacionais que o acompanham em sua primeira viagem apostólica.
A última reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, realizada no dia 25 de novembro, ocorreu no Seminário São Tiago com presença dos três bispos: Dom Gil Antônio Moreira, Dom Edson Oriolo e Dom José Eudes Nascimento. Na pauta esteve revisão da caminhada do ano, sinodalidade e confraternização.
Celebrada pela Igreja no dia 4 de dezembro, Santa Bárbara é uma das mártires mais populares do cristianismo.