14/04/2025
Neste domingo, dia 13 de abril, teve início a principal semana do ano para todos os católicos: a Semana Santa ou Semana Maior. A Celebração de Ramos em conjunto entre a Igreja São Sebastião e a Catedral já é, tradicionalmente, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, juntamente com os padres das duas igrejas.
A diocese de Januária (MG) informou o falecimento do seu bispo diocesano dom Geraldo de Souza Rodrigues, na noite do Domingo de Ramos, 13 de abril de 2025, em Belo Horizonte (MG). Dom Geraldo tinha 62 anos e foi diagnosticado com câncer nos rins. Ele estava internado na capital mineira há algumas semanas em tratamento. Ainda não foram divulgadas as informações sobre o sepultamento.
A Praça São Pedro deste Domingo de Ramos acolheu cerca de 40 mil pessoas para fazer memória à entrada do Senhor em Jerusalém e rezar a Santa Missa presidida pelo cardeal argentino Leonardo Sandri, vice-decano do Colégio Cardinalício – uma decisão do Papa Francisco que só se fez presente ao final da celebração, por causa do período de convalescença na Casa Santa Marta.
Na Terça-feira Santa continuamos percorrendo o caminho de Jesus para vivermos com Ele a Sua Paixão, Morte e Ressureição. Neste dia, as programações também variam segundo a tradição de cada paróquia. Nelas ocorrem procissões do depósito e do encontro, além de missas dos enfermos e procissões.
A Igreja abre, no próximo domingo, com a celebração dos Ramos da Paixão do Senhor, a Semana Santa. Nela está o ápice do Ano Litúrgico e momento central da fé católica: o Tríduo Pascal. Nesta semana, a Liturgia do Domingo de Ramos visa recordar a Paixão de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém.
por 