5/03/2024
Com imenso pesar, a Arquidiocese de Juiz de Fora comunica o falecimento do Padre Eder Martins Machado, ocorrido na noite desta terça-feira, 5 de março. Padre Eder, que tinha 77 anos, estava internado há alguns dias na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Nesta quinta-feira, dia 7 de março, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, participará de Audiência Pública da Câmara Municipal para debater a Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”.
Os líderes das Instituições e Organizações de Ajuda à Igreja na América Latina, reunidos em encontro em Bogotá, na Colômbia, receberam uma mensagem do Papa nesta terça-feira (5). O Pontífice refletiu sobre o valor da gratuidade, afirmou que “o esforço não é inútil” e que “abraçar a cruz não é um sinal de fracasso”, ao contrário: “a gratuidade é imitar o modo de Jesus se doar por nós, seu Povo, sempre e totalmente, apesar da nossa pobreza”.
O Papa Francisco irá visitar a paróquia romana de São Pio V, no bairro Aurelio, em Roma, para celebrar a iniciativa quaresmal de oração e reconciliação “24 horas para o Senhor”. A celebração está marcada para esta sexta-feira, 8 de março, a partir das 16h30 na Itália (12h30 no horário de Brasília). A notícia já tinha sido dada aos fiéis da comunidade pelo pároco local, Pe. Donato De Pera, há uma semana, e foi confirmada pelo Dicastério para a Evangelização em comunicado de imprensa divulgado nesta segunda-feira (4).
Começou na tarde da última segunda-feira, 4 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, com a presença do arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, Celam, dom Jaime Spengler; do Reitor da PUC-RS, irmão Evilásio Teixeira e diversas outras autoridades eclesiais e acadêmicas, bem como de grande público composto por bispos, presbíteros, consagrados e consagradas, seminaristas, cristãos leigos e leigas.
Sabe-se que, ao longo de sua história, a Campanha da Fraternidade tem abordado vários temas, todos muito concretos, diretamente ligados à vida das pessoas, das comunidades e, é claro, de todo o povo brasileiro. Em 2024, ao trazer como temática principal a “Amizade Social”, a Campanha reflete sobre o quanto podemos melhorar a nós mesmos e o mundo.
O último final de semana foi marcado pela acolhida de novos missionários redentoristas nas paróquias de Juiz de Fora tradicionalmente conduzidas pela Congregação do Santíssimo Redentor. O novo quadro de formação das comunidades foi anunciada pelo Superior da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, em dezembro do ano passado.