No dia 4 de dezembro, Santa Bárbara é celebrada na Igreja Católica e também na Ortodoxa. A santa foi condenada à morte pelo seu próprio pai, que tentou fazer com que a jovem renegasse a sua fé. Porém, a ela permaneceu firme, tornando-se exemplo de coragem e fé.
28/11/2023
Na manhã último domingo (26), dia em a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei, aconteceu no Santuário São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG), o rito da Dedicação do Altar. A cerimônia foi realizada após a conclusão das reformas que atingiram o altar e a mesa da palavra.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou que vai conceder o título de Professor Doutor Honoris Causa ao Padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, sediada na capital paulista. A homenagem foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Superior (Consu) da UFJF, no mês de outubro.
Noventa jovens, pertencentes a 27 paróquias e a comunidades, movimentos e grupos da Arquidiocese de Juiz de Fora, participaram do I Encontro de Lideranças Juvenis realizado no último sábado (25). O evento, intitulado “Koinonia”, aconteceu no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana.
No domingo, 24 de dezembro, a Missa da noite de Natal será presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro às 19h30min locais. O Calendário das Celebrações Litúrgicas Pontifícias foi publicado esta terça-feira, 28 de novembro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A Missa com Laudes abriu a manhã de trabalhos desta terça-feira (28). A celebração foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, presidente e arcebispo de Montes Claros (MG); Dom Airton José dos Santos, vice-presidente e arcebispo de Mariana (MG) e Dom Joel Maria dos Santos, secretário e bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).
“A justiça socioambiental se baseia na equidade da distribuição social de acesso ao meio ambiente saudável, seguro e que sustente a continuação da vida individual e coletiva, da vida humana, da não humana, da vida visível e não-visível, da vida no presente e no futuro”, Anna Crystina, da colegiada regional da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e referência em Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (Magre).
por 