Em agosto, nos dias 3 e 4, acontecerá a 181ª Edição do Cursinho de Igreja, no Ceflã. Formado por leigos, há mais de 50 anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, o movimento tem como objetivo a evangelização dos demais leigos, a partir dos 16 anos. Além dos integrantes, este serviço conta com um diretor espiritual, através do Diácono Nelson Colares, e um secretariado. Atualmente, são realizadas três edições de Cursinho de Igreja por ano.
Uma das organizadoras do encontro, Betânia Bertelli, comentou sobre a missão do grupo. “O intuito é evangelizar, explicar um pouco como funciona a Igreja Católica e como a gente pode se inserir na comunidade, sobre o nosso ‘eu’ em comunidade. Isso com o objetivo de que a pessoa saia do encontro, participe do nosso movimento, do nosso grupo de evangelização e possa realizar trabalhos em suas pastorais, em suas comunidades”, explicou Betânia.
Ela contou, ainda, sobre a estrutura do encontro. Ao longo da programação, as palestras apresentam a trajetória de vida de Jesus, o Concílio Vaticano II e suas contribuições para a vivência da fé, o chamado à santidade e à participação na comunidade, abordando as funções do leigo e possibilidades de serviços na Igreja. Além disso, vocação matrimonial e devoção a Nossa Senhora também são temas tratados durante as palestras.
“E fechamos tudo isso com a perseverança, que é o ‘não desistir’. Afinal, a gente fica um dia e meio em oração e falando sobre todas essas maravilhas, mas quando a gente volta para as nossas famílias e para o nosso trabalho, o mundo continua o mesmo. Então, como que a gente pode perseverar e fazer essa diferença? O Cursinho de Igreja é isso, é focado para que possamos se entender como leigo e saber onde a gente pode trabalhar e como a gente pode trabalhar nessa perseverança, nessa função. Além de sermos ‘igrejas pedras-vivas’ e não apenas católicos no falar, mas estarmos presentes nas nossas comunidades, nas celebrações e no trabalho pastoral” completou a organizadora.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$45, que inclui hospedagem e alimentação nos dois dias de evento. As fichas estão disponíveis na Catedral Metropolitana e com membros do movimento.
Outras informações pelos telefones abaixo ou pelo Instagram @cursinhodeigrejajf.
Márcia – (32)99962-4134
Bernadete – (32)98447-7222
por 