140 anos de bênçãos: Paróquia São Sebastião, em Chácara (MG), celebra aniversário

A Paróquia São Sebastião, em Chácara (MG), comemora um marco histórico: 140 anos de sua criação. Na então Arquidiocese de Mariana, no dia 30 de outubro de 1884, ela foi elevada à dignidade de paróquia, contemplando a missão e o trabalho evangelizador junto ao povo de Deus.

Nos dias 30 de julho, agosto e setembro, a Paróquia realizou um tríduo de preparação espiritual para festa, que acontecerá em 30 de outubro, às 19h, com a Missa em Ação de Graças, com presidência do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na Igreja Matriz. Na ocasião, serão crismados 40 jovens e adultos, que irão receber o sacramento e o dom do Espírito Santo. Em sintonia com o Centenário Diocesano, as festividades celebram também o dom da comunhão, inspiradas no lema “Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito”.

Para o Pároco, Padre Rafael Coelho do Nascimento, o marco festivo das comemorações reúne a memória ao passado, a valorização do presente e a projeção para o futuro. “É bem significativo unir os 140 anos da Paróquia, o Ano Eucarístico, o Centenário da Diocese e também a Crisma dos nossos jovens. A partir da Eucaristia ao redor da mesa, somos convidados a continuar na missão, fortalecidos pela graça do Espírito Santo, a evangelizar e olhar para trás com gratidão, louvando e agradecendo ao Senhor por todos aqueles que vieram antes de nós, leigos e leigas, religiosos e religiosos, principalmente os padres. Mas também com o olhar para o futuro, de esperança com esses jovens que serão crismados. O contexto dos 140 anos marcam, ainda, a nossa expectativa da continuidade da nossa paróquia, do crescimento e da evangelização”, pontua o sacerdote.

Nascida e criada em Chácara, Lenimar Aparecida Duque de Paula, desde criança, esteve envolvida nos trabalhos paroquiais. Com isso, testemunhou boa parte do crescimento da Paróquia São Sebastião e carrega lembranças de momentos que marcaram essa trajetória. “Sou paroquiana desde quando me batizei. Desde os 12 anos de idade, sirvo a nossa paróquia. Hoje, com 55 anos, acompanhei bastante as evoluções que aconteceram. Uma coisa que me marcou muito foi a coragem do saudoso Padre Nilton Fagundes, optando por fazer uma laje e construir um novo telhado em nossa Igreja. Isso me marcou muito, pois foi um exemplo de muito amor e união da Comunidade, onde todos, incansavelmente, trabalharam gratuitamente, oferecendo os seus serviços. Um outro fato marcante foi uma missão motivada pelo saudoso Padre Martinho Gaio, onde todas as famílias da nossa Comunidade puderam ser visitadas. Fomos enviados de dois em dois, levando a Palavra de Deus e abençoando as casas, resgatando, assim, aquelas ovelhas que estavam distantes da nossa Igreja. Desta maneira, fomos bem acolhidos por todas as famílias, independente da sua crença religiosa”, conta Lenimar.

De acordo com a paroquiana, a chegada de um novo Pároco em 2024 renovou o sentido de fraternidade e comunhão para a Comunidade local. “Padre Rafael está sendo, verdadeiramente, um bom ‘garimpeiro’. Com seu carisma, tem descoberto muitas pedras preciosas, que estavam escondidas. Ele tem fortalecido a nossa fé e nos ensinado o verdadeiro valor de servir e de viver em comunidade”, afirma.

 *Com colaboração de Brenda Melo – Folha Missionária

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também