Abrindo o mês de agosto, foi lançado no dia 1º, o subsídio preparatório para a Jornada Eucarística da Juventude, intitulado “A Caminho de Emaús”. O documento, inspirado no evangelho de Emaús, visa gerar reflexões a partir do trecho: “Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15).
No próximo dia 8 de agosto, a Igreja celebra a memória de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, conhecida como dominicana. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, sua memória é celebrada nas comunidades que o tem como padroeiro. As festividades iniciam na próxima segunda-feira (5) e seguem até o dia 8.
Nesta sexta-feira, 2 de agosto, celebra-se o Perdão de Assis, na Festa de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como “Porciúncula”. Esta é uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e todos os fiéis que têm afeição especial por São Francisco de Assis.
Estão abertas as inscrições para participar das Oficinas de Oração e Vida, uma nova forma de orar. Uma ótima oportunidade para crescer na fé, criar mais intimidade com Deus e estar em dia com a oração.
O mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Este ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com o Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional, definiu como temática principal do mês vocacional: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).
Em agosto, no dia 11, a Igreja celebra a memória de Santa Clara, conhecida como a padroeira da televisão. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, comunidades iniciam os festejos em honra a padroeira no próximo domingo (4).