Em uma Praça de São Pedro lotada, cerca de 60 mil fiéis, sob um céu em que os raios de sol se alternavam com as nuvens, a celebração do Domingo de Ramos, presidida pelo Papa Francisco, foi aberta com a comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém, da qual se lê o relato do evangelista Marcos, que precedeu a celebração da missa.
Assim como a segunda e a terça-feira, a Quarta-feira Santa (27) será marcada por atividades diversas nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Os destaques, neste dia, são a realização de Vias-Sacras e do Sermão do Encontro, ritos que recordam o caminho do Calvário e o encontro entre Jesus e Nossa Senhora. Muitas comunidades optaram, ainda, pelo tradicional Ofício das Trevas, por missas com unção dos enfermos, por celebrações penitenciais e atendimentos de confissões.
O Diretório para a Catequese, publicado em 2020 pelo Dicastério para a Evangelização, ao tratar sobre a competência dos secretariados de Catequese nas Conferências Episcopais, esclarece que seu papel pode implicar “a definição de linhas diretrizes e orientações catequéticas, instrumentos de caráter reflexivo e orientativo, que são de grande inspiração para a catequese das Igrejas locais e constituem também um ponto de referência para a formação dos catequistas” (DC 413).
A Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV) está sediando, nesta sexta-feira (22), o primeiro dos três dias de um curso internacional organizado pela mais importante rede de bibliotecas da qual é membro: a IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas). O objetivo do curso é oferecer uma oportunidade de desenvolvimento profissional e de rede qualificado.
A Terça-feira Santa, lembrada em 26 de março, é comumente marcada pela Procissão do Encontro. Ao participar da celebração, os fiéis recordam o doloroso momento em que Jesus e Maria se veem no caminho do Calvário, através de procissões com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. No encontro dessas imagens é proclamado o “Sermão do Encontro”.