Guiados pelo espírito missionário da Igreja Particular de Juiz de Fora e inspirados pelo lema do Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho”, os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio estiveram em Bom Jardim de Minas (MG). Desde a última sexta-feira (6), eles foram de encontro à Paróquia Bom Jesus do Matozinhos para realizar a prática da missão.
As missões consistiram em visitar famílias da zona urbana e rural de todo o município de Bom Jardim de Minas. Objetivando uma proximidade maior com os fiéis, dar uma atenção especial para quaisquer filhos de Deus e proclamar o evangelho pelas ruas e telhados.
Para Rodrigo Schimel, jovem do propedêutico, a experiência foi muito boa. “Nunca tinha vivido algo como a missão. O desafiador é ver que muitas pessoas não tem os sacramentos ainda. Estou enfrentando esse desafio com ajuda do [seminarista] Reginaldo, conduzindo as pessoas à procurarem a secretaria da paróquia para que possam conversar sobre isso”, relatou ele.
Em sua sexta missão pela casa de formação, Gabriel Santos, seminarista do segundo ano de teologia, avalia que o serviço foi positivo. Segundo ele, foi possível visitar todas as casas da comunidade São Pedro, localizada em Rio do Peixe, na área rural da cidade. “Nosso trabalho missionário é como semeador que lança as sementes. Foi colocar no seio da comunidade aquilo que são os passos para ser uma comunidade viva e atuante, sinal de Cristo vivo em nosso meio. Esperamos que esta semente seja cultivada cresça e dê muitos frutos”, explicou.
A missão nas comunidades foi finalizada na noite dessa terça-feira (10), com missas nas comunidades onde os seminaristas estiveram. Na manhã desta quarta-feira, os jovens puderam rezar e partilha sobre o que foi vivido nos últimos dias.