Reunião do Clero presencial congrega padres e diáconos pela primeira vez na pandemia

Padres, religiosos e diáconos permanentes participaram, na manhã dessa terça-feira (26), da primeira Reunião do Clero presencial desde o início da pandemia. O encontro foi realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, sendo respeitados todos os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19.

O tópico principal da reunião, conduzida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, foi a abertura da segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano, que terá lugar em Celebração Eucarística no próximo domingo, 31 de outubro. Outros assuntos abordados foram o Sínodo dos Bispos, previsto para outubro de 2023 e cuja fase diocesana já começou, os formatos da Campanha do Dízimo e da Novena de Natal deste ano e os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Arquidiocesana de Tutela de Menores e Vulneráveis. Representantes do Economato e dos vicariatos também tiveram uma palavra para comunicados gerais.

Em entrevista, Dom Gil ressaltou que a palavra que dominou o evento foi ‘sinodalidade’. “Esse tema central desperta em todos um grande entusiasmo de dar um passo novo. O Papa Francisco tem falado duas palavras importantes: compaixão e esperança. E é aquilo que nós temos aqui programado para a segunda fase do Sínodo: a compaixão com aqueles que estão sofrendo mais por causa da pandemia e a esperança de uma reorganização da nossa pastoral.”

O clima entre padres e diáconos era de muita fraternidade e emoção pelo reencontro depois de quase dois anos de distanciamento. “Estou vendo um clima de alegria, de entusiasmo, de muita satisfação de rever os colegas, de rever os irmãos e dar as mãos, espiritualmente falando, para essa nova fase do Sínodo Arquidiocesano”, observou o Arcebispo.

“Estar junto, escutar a voz do outro, olhar, sentir o cheiro. Isso é importante, porque nos faz sentir mais irmãos e próximos”, ressaltou o Padre Antônio Camilo de Paiva. O clima bom também foi sentido pelo Padre Adeílson Carlos da Silva, MSC, que participava pela primeira vez da Reunião do Clero. “É uma alegria muito grande poder estar aqui, encontrar com os outros colegas padres para podermos discutir coisas de nossa Arquidiocese, mas, mais ainda, de colocar em pauta a nossa vida presbiteral e o nosso desejo de, cada dia mais, somando forças, anunciar melhor o reino de Jesus.”

O Diácono Permanente Manoel Espedito da Cunha falou da expectativa que tinha para este momento. “Em meio a essa pandemia de quase dois anos, nós queríamos muito ver um ao outro, nos abraçar, falar dos nossos planos, dos nossos projetos. Essa é a grande oportunidade e podemos perceber que todos estão felizes.”

Padres e diáconos se reunirão novamente no domingo (31), na Catedral Metropolitana, na abertura da segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano. Na ocasião, serão ordenados diáconos transitórios os jovens seminaristas Rafael Nascimento e Robert Teixeira.