Primeira reunião em preparação para visitas pastorais é realizada na Cúria

Na última quarta-feira, dia 3 de maio, o Arcebispo Metropolitano se reuniu, na Cúria Metropolitana, com diversos sacerdotes da Arquidiocese de Juiz de Fora para organizar uma nova forma de realizar as visitas pastorais.

As visitam são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos vigários episcopais. Os padres convocados serão coordenadores de equipes que auxiliarão nas visitações. “Uma modalidade nova, permitida pelo direito canônico, que pretende uma ação mais ampla, visitando todas as paróquias da nossa arquidiocese que ainda não tenham sido visitadas”, explicou o Arcebispo.

Segundo prescreve Código do Direito Canônico, o bispo deve visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que, a cada cinco anos, visite toda a diocese”. É importante recordar que, devido a pandemia, isso não foi possível acontecer nos últimos anos.

Padres atentos às orientações

Durante a reunião, Dom Gil Antônio Moreira orientou os padres sobre a cerca das equipes, estas podem ser compostas por outros padres, diáconos, seminaristas e até leigos. Além disso, apontou como deve ser o procedimento, cuidando de todos os aspectos de cada paróquia: seja a parte pastoral, espiritual ou administrativa.

O objetivo das visitas é aproximação do pastor com o povo e a verificação da realidade pastoral. Desde as primeiras comunidades cristãs os bispos já visitam comunidades fundadas por eles.