No último sábado, foi celebrada a Solenidade de São José. Neste ano excepcionalmente, no dia 18 de março. A mudança se deu pelo fato de seu dia coincidir com domingo da Quaresma, este tem sempre precedência litúrgica.
Na Paróquia no Bairro Costa Carvalho, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa. Durante a Eucaristia, ele recordou virtudes do Patrono da Igreja. “São José é modelo de fé, de amor, de responsabilidade, de maturidade espiritual e tudo isso é importantíssimo para nós, em nossa vida. Este ano estamos celebrando o Ano Mariano, a vocação de São José é ligada a vocação de Maria, são duas vocações que se irmanam, pois foram escolhidos para serem os pais de Jesus”, pontuou o pastor.
A veneração pelo pai adotivo de Jesus é bastante fervorosa, com devotos vindo de diversos locais até a paróquia. Um exemplo é Cecilia Matos, ela veio de Cataguases especialmente para participar desta celebração. Em entrevista, a fiel relatou uma das graças que recebeu do santo. “Antigamente eu era doida para ter uma sacolinha de São José, ouvia falar que São José é poderoso, que ele atrai o que você tem na sacolinha. Um dia, ao levantar, de manhã, encontrei na minha varanda uma sacolinha e tive curiosidade de abrir – com muito medo, pois não sabia do que se tratava -, fui ler e era uma oração de São José. Depois disso nunca mais faltou dinheiro para mim. Agradeço a São José por isso”.
Outro exemplo é Francisco Carlos, paroquiano do bairro Costa Carvalho, que há muitos anos decidiu recriar a cena bíblica. Ele fez um burrinho, com jornal, cola, arame e papel machê, em tamanho real e homenageou São José caracterizando-se como ele. Dessa forma, no início da Eucaristia, a Sagrada Família era quem entregava no altar todas as intenções do povo.
Festa do nosso pai José
O pároco local, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite, contou que a festividade foi pensada e articulada pelos paroquianos. Bastante satisfeito com todo o novenário e seu encerramento naquela noite, o sacerdote afirmou que foi entregue uma grande festa ao padroeiro da paróquia.
Além disso, o padre destacou a importância da figura de José. “São José, tão pouco aparece no evangelho, mas é suficiente para a gente enxergar nele tudo aquilo que é necessário para a gente viver o tempo quaresmal: um pai que é amado, que cuida, porque não cuidar do outro? Tai um gesto que não pode ser esquecido. [Ele também é] um pai acolhedor, um pai que, com toda a sua ternura, mostrou a sua coragem de acolher Maria. Nós nos comprometemos em converter [na Quaresma], em ser esse melhor e esse melhor Deus enxerga na atitude de São José”.
Após a celebração, os fiéis foram convidados a permanecer na igreja para show com músicas católicas cantadas por Jerônimo Santos.