Novas estratégias de atuação são definidas pelas Comissão do II Sínodo Arquidiocesano

0

Na tarde desta terça-feira, dia 27 de abril, a Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano se reuniu para definir os próximos passos serem dados. Na ocasião, foram pontuados os desafios para a vivência do Sínodo e apresentadas estratégias para o início de uma nova fase.

Segundo o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, foram definidas as seguintes ações: apresentação de novo questionário, levando em conta a pandemia, e uma revisão da agenda sinodal.

Além disso, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, pediu a articulação de ações voltadas a dimensão socioeconômica, já que, dentre as consequências da pandemia, é notado o crescimento da pobreza. Em vista disso, a comissão está organizando, junto ao Vicariato da Caridade ações para atingir e atender as necessidades dos mais carentes.

Padre Vanderlei contou que será dada continuidade ao processo formativo dos missionários sinodais. “O trabalho será feito com lives nos próximos meses, até setembro, cada mês com um tema.   Também haverá um retiro em junho, de 13 a 20 de junho. Uma   Semana de Espiritualidade com o tema: Fratelli Tutti: misericórdia e o cuidado com a caridade”, falou ele.

Em entrevista, o sacerdote destacou ainda que a comissão do Sínodo, junto ao Arcebispo, tem se desdobrado intensamente na motivação e preparação do ambiente para vivência do II Sínodo. “ (Estamos) construindo sempre essa consciência de que somos uma Igreja em Missão, em saída, uma Igreja que também procura viver a sua unidade na fraternidade.”

Programação

Confira o programação prévia das formações promovidas pela Comissão Sinodal:

Maio – Live sobre a Missionariedade
Junho –  Sobre o Ano Josefino
Julho – Sobre a Comunicação
Agosto – Sobre a Família
Setembro – Sobre a Bíblico

Conteúdo Relacionado
X