Missão Interparoquial é realizada em Santana do Deserto (MG)

No último sábado (7), foi realizada uma Missão Interparoquial envolvendo 47 voluntários das paróquias Sant’Ana, de Santana do Deserto (MG), e São Joaquim e Sant’Ana, de Santos Dumont (MG). As atividades aconteceram em Santana do Deserto, onde ocorre o “Ano Missionário Paroquial”.

Durante o dia, foram visitadas cerca de 200 casas. Divididos em duplas, os missionários fizeram orações e tiveram momentos de convivência com as famílias que os acolheram. Segundo o Pároco local, Padre Jorge Luis Duarte, o ano temático tem o objetivo de resgatar a religiosidade da população. “A nossa paróquia vive um momento, acho que como todas as paróquias do interior, de um certo esvaziamento. Os jovens muito distantes, a comunidade às vezes fica um pouco enfraquecida, desanimada. Então nós resolvemos abrir esse ano missionário para que pudesse trazer um novo ânimo, novas experiências e tentar revitalizar aquilo que é a comunidade do interior, que é muito ligada à Igreja Católica”, contou.

*Padre Jorge conduziu momentos de oração no início e no final da Missão Interparoquial

A missão do último final de semana, para ele, foi um bom começo. “Muitos falaram comigo da alegria, da emoção ao receberem os missionários nas casas. E foi um momento interessante, porque todos abriram as portas. Santana tem essa característica de ser uma cidade onde pessoas são muito acolhedoras. Então, eles gostaram muito e acharam que os momentos de oração foram fortificantes na vida daquelas famílias que receberam”.

Por iniciativa dos próprios paroquianos, cada família da cidade recebeu alguns membros do grupo em suas casas no horário do almoço. Tal atitude, na visão de Padre Jorge, realça o perfil de acolhimento dos santaneses.

Ano Missionário Paroquial

O ano temático na Paróquia Sant’Ana ainda prevê outras atividades. Nos meses de março e abril serão criados os grupos Missionário Paroquial e da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Para o dia 16 de maio está prevista Tarde Mariana, seguida de procissão, Missa e coração de Nossa Senhora.

O segundo semestre começa com a preparação da festa da Padroeira, celebrada em julho. No mês seguinte, terá início o período de visitas às comunidades da paróquia, enquanto em setembro haverá uma Jornada Bíblica. Em outubro, dedicado às missões, será realizada ação missionária em toda a cidade de Santana do Deserto e em novembro as atividades serão voltadas aos jovens. O Ano Missionário Paroquial será encerrado em dezembro.

*Fotos: Pascom da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana