Missa dedicada a São Vicente de Paulo marca encerramento do Seminário da Caridade

0

Na noite da última quinta-feira, 27 de setembro, Dia de São Vicente de Paulo, mais de cem pessoas estiveram presentes na capela Santa Maria Eufrásia, no Instituto Padre João Emílio, para a missa de encerramento do Seminário da Caridade. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos padres Liomar Rezende de Moraes e José de Anchieta Moura Lima, vigário episcopal para o Mundo da Caridade. Participou também o Diácono Adelmo Resende de carvalho.

Essa foi a oitava edição do Seminário da Caridade na Arquidiocese de Juiz de Fora, que coincide, como todos os anos, com a Semana da Caridade, que hoje já faz parte do calendário anual da prefeitura. Padre Anchieta destacou a finalidade do evento. “Nosso objetivo é promover momentos de reflexão, oração e confraternização. A missa de encerramento é uma verdadeira coroação de tudo o que aconteceu ao longo de todo o seminário. Este ano tivemos palestras sobre o Ano do Laicato e o papel dos leigos na Igreja. Encerramos hoje esses três dias de trabalho com a presença de várias diaconias, movimentos pastorais, todas as pessoas que estão ligadas a instituições sociocaritativas da Arquidiocese”.

Dom Gil ressaltou a importância de São Vicente de Paulo. “Ele marcou a história da Igreja pela sua bondade, pela sua caridade com os pobres. Foi um grande padre que acolheu os mais necessitados, sendo conhecido como Pai dos Pobres. Além disso, ele fundou uma congregação para cuidar da formação dos futuros padres. Ele pretendia formar um clero novo, que tivesse no coração o mesmo amor que ele aos pobres. Portanto, São Vicente de Paulo é um verdadeiro ícone da caridade na Igreja”.

Após a celebração, todos os presentes foram convidados a participar de um lanche partilhado.

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X