“Missa da Lavoura” é realizada há oito décadas em Santana do Deserto (MG)

Há 80 anos, o povo de Santana do Deserto (MG) se reúne no dia 7 de novembro para celebrar um acontecimento que marcou a vida da cidade: em 1939, após um longo período de seca, a população – que em sua maioria vivia da agricultura – se reuniu no pátio da Igreja Matriz em uma Missa de súplica. Após o momento de oração, que se estendeu ao Cruzeiro, no alto de um morro, o calor e o céu azul deram lugar às nuvens escuras e à água da chuva. O pedido do povo havia sido atendido.

A chamada “Missa da Lavoura” acontece desde então, todos os anos, para recordar o ocorrido. Em 2019, a festividade será aberta nesta quinta-feira (7), com celebração em ação de graças, às 19h, na Matriz, presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

No sábado, 9 de novembro, às 8h, uma caminhada orante sai do Cruzeiro em direção à Matriz Sant’Ana. Às 9h, começa uma feira dos produtores da região, em homenagem aos trabalhadores rurais. No mesmo dia, às 16h, haverá cavalgada e bênção dos animais, além de música ao vivo na praça central a partir das 20h.

No domingo (10), a “Missa da Lavoura” será realizada às 10h, na Matriz. Após a celebração, haverá ato simbólico de assinatura do Decreto de Registro da Missa como bem imaterial do Município pelo Prefeito Walace Vasconcelos Leite. Em seguida, ao meio-dia, a paróquia realiza almoço e show de prêmios.

Confira a programação completa: