Fiéis celebram dia de Santa Luzia

0

A Igreja celebrou, no último dia 13, a festa de Santa Luzia. Em nossa Arquidiocese a Paróquia dedicada à santa, em Juiz de Fora, contou com uma programação especial para receber os devotos que lotaram as missas do dia. Desde às 5h30 da manhã filas se formavam no entorno da Igreja para a bênção dos olhos. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, celebrou a última missa do dia.

Em sua homilia o Pastor falou sobre a fé de Santa Luzia que, mesmo em meio às perseguições e adversidades da vida, buscava Jesus como seu guia. “Com cinco anos Luzia perdeu o pai.  A mãe era uma mulher religiosa e sofria de hemorragia. Elas foram visitar o túmulo de Santa Ágata e a noite Luzia teve um sonho, ela visualizou Santa Ágata dizendo que o que ela havia pedido, ou seja, a cura da mãe que estava sofrendo, ela mesma poderia fazer. ”

 Segundo Dom Gil, a experiência vivida por Santa Luzia com Ágata nos faz lembrar que Deus, através da intercessão dos santos, nos mostra a força de sua misericórdia e bondade. “Nós podemos pedir diretamente aos santo para que, assim como Jesus, supliquem ao pai alguma graça para nós”.

Santa Luzia, mesmo em meio a tantas provações, serviu a Deus até o fim com sua vida, mesmo diante de tantos sofrimentos. “Naquela época haviam muitas perseguições aos cristãos, mas Luzia permaneceu fiel e foi condenada ao martírio. Arrancaram seus olhos e ela foi decapitada. Mas em nenhum momento Luzia cedeu às pressões, as dores e torturas, mas foi fiel a Jesus Cristo até o fim.”

Dom Gil concluiu pedindo a Santa Luzia que nos ensine a ver com os olhos da alma. “Neste dia milhares de pessoas procuram a bênção para seus olhos. Mas é preciso ter também o cuidado de enxergar com a alma e ter a luz diante dos nossos olhos da alma, esta luz é Jesus Cristo.”

Conteúdo Relacionado
X