Solenidade de Cristo Rei e Abertura da JMJ 2023 na Arquidiocese são celebradas na Catedral

Neste domingo, dia 21, a Igreja celebrou a Solenidade de Cristo Rei e a data foi comemorada em Santa Missa presidida, na Catedral, pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Concelebraram o Administrador Paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta e o Assessor da Pastoral Juvenil, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka). A Missa também contou com a participação do Diácono permanente, Antonio Valentino, e do Coral Benedictus.

O pastor destacou o momento de ação de graças e louvor por Deus que nos ajudou a superar este momento de pandemia que vivemos. “Estamos celebrando a Solenidade de Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano Litúrgico, é um momento de ação de graças e de louvor. Agradecemos a Deus que nos abençoou neste ano, nos ajudou a vencer, ao menos em parte, os impactos da pandemia. Louvamos a Deus pelo ano que termina e pedimos a bênção de Cristo Rei do Universo para toda a nossa existência.”

Dom Gil explicou que mesmo com todas as dificuldades, Cristo nos ajuda a vencer se persistimos no caminho da Verdade. “É um momento de louvar a Cristo que é Rei dos nossos corações, quem anda com Ele não erra, o Reino de Cristo é o Reino da Verdade, portanto acompanhar a Cristo é estar sempre na verdade. Ainda que hajam sofrimentos, dificuldades, incompreensões, problemas e doenças, Cristo está conosco e se nós andamos com Ele a vitória é certa, porque o seu Reino é de vitória”, ilustrou.

A Missa também marcou o lançamento Arquidiocesano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que será realizada em Lisboa, Portugal, em agosto. Conforme Dom Gil, em frente a Cruz da Juventude, é o momento de conclamar os jovens a se organizarem para o grande evento. “Com o coração unido ao nosso amado Papa Francisco e a tantas dioceses do mundo inteiro lançamos a Jornada Mundial da Juventude 2023 e conclamamos os jovens da nossa Arquidiocese, para irem se organizando para irmos à Portugal onde será realizada a JMJ desta vez.”

O pastor falou sobre o histórico da Cruz da Jornada de nossa Arquidiocese. “Ela foi abençoada no dia 27 de novembro de 2011 preparando a JMJ do Rio de Janeiro, está fazendo 10 anos essa Cruz vem sendo símbolo forte de toda a juventude Arquidiocesana de Juiz de Fora e é uma réplica da Cruz que o Papa entrega aos jovens de onde será realizada a Jornada e é uma Cruz peregrina”, completou.

De acordo com o Arcebispo, esse momento é importante para que todos possam ouvir da Igreja nesta próxima Jornada Mundial da Juventude a palavra de Maria, nos dando o exemplo de que não podemos perder tempo. “Queremos conclamar a juventude para que possamos irmos juntos a Lisboa em 2023 para ouvir da Igreja a palavra a respeito de Maria, que foi apressadamente nos dando o exemplo que não podemos perder tempo no anúncio do Evangelho e na proclamação de Jesus Cristo, como Senhor dos nossos corações”.

Segundo o Assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese, Padre Zucka, devemos ter pressa para encontrar Jesus Cristo e a Jornada Mundial da Juventude vem para iluminar nossos jovens nesse sentido. “Oração que hoje se destina a todos nós e nessa oração com Maria fazer com que realmente tenhamos pressa para encontrar Jesus Cristo que com certeza nos leva a celebrar e ao mesmo tempo a partilhar e a viver esse momento tão importante da vida dos nossos jovens, a JMJ que acontecerá de 1º a 06 de agosto do ano de 2023, você é nosso convidado, desde já com a sua oração contribuímos assim para que essa Jornada venha iluminar a vida dos nossos jovens, que sempre tenham a pressa de Maria de encontrar Jesus Cristo”, ressaltou.

Ao final da celebração, alguns jovens prestaram uma homenagem à Nossa Senhora. De um lado da Igreja entraram jovens vestidos de pastores com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e com a bandeira de Portugal, já do outro entraram jovens vestidos de pescadores com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a bandeira do Brasil.

Origem da Solenidade de Cristo Rei

A Solenidade de Cristo Rei, celebrada neste domingo, 21 de novembro, marca o fim do Ano Litúrgico da Igreja Católica. Instituída em 1925 pelo Papa Pio XI, a data coloca os cristãos frente à realeza de Jesus, que não deve ser entendida à maneira dos reis deste mundo, mas de acordo com a lógica de Deus. Além disso, o último domingo do Ano Litúrgico marca o dia dos leigos e leigas, recuperando a importância do laicato na vida eclesial.

Confira as fotos da celebração no Facebook da Catedral.