Romaria Nacional do Terço dos Homens 2025 já tem data

*Foto: Thiago Leon | A12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Em 2025, os Homens do Terço já têm um novo encontro marcado: a 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida (SP) será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. O convite foi renovado pelo Reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., que presidiu, no domingo (25), a Santa Missa de Encerramento da 16ª Romaria, iniciada na sexta-feira (23).

*Foto: Gustavo Cabral | A12

Fundamentado no tema deste ano – “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” – e no lema – “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Salmo 119), em sua homilia Padre Eduardo lembrou que, na sua essência, o Terço dos Homens simboliza a oração pela família, a oração cotidiana, acompanhada sempre dos mistérios da vida de Cristo, porque a oração do Terço é uma oração bíblica por excelência. Desde o primeiro até o último mistério, nós sempre nos debruçamos sobre o mistério de Deus em nossas vidas, salientou.

Falando também sobre a nossa caminhada quaresmal, motivada pela Campanha da Fraternidade, o sacerdote explicou: “A glória de Deus, que vai acompanhar Jesus no seu caminho na direção de Jerusalém, também nos acompanha nas dificuldades, nos desafia nas tentações de cada dia. E já no segundo século do cristianismo, um bispo de Lyon chamado Santo Irineu dizia que ‘a glória de Deus é o homem vivo’. A glória de Deus é a vida humana, a glória de Deus é a dignidade dos filhos e filhas de Deus. E essa certeza nos acompanha nessa bonita caminhada quaresmal, na direção da amizade social, na dimensão da fraternidade, na dimensão da justiça para todos”.

Concluindo sua reflexão, Pe. Eduardo lembrou que nós somos filhos e filhas de Deus. Ele nos quer junto Dele. Junto Dele, a redenção é abundante, a redenção é copiosa. O caminho quaresmal vai continuar nas próximas três semanas, até meditarmos o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Que este caminho seja sempre na companhia dos homens do Terço, que este caminho seja sempre na companhia de Nossa Senhora. Que Ela nos lembre, sempre e cada vez mais, que a glória de Deus é o ser humano. Amém, assim seja. Amém”.

Ao final, Irmão Viveiros leu uma bonita mensagem de agradecimento aos homens do Terço, também com base na CF 2024. Já a Consagração à Nossa Senhora Aparecida foi conduzida pelo Padre Vanderlei Sousa, C.Ss.R., diretor da Rádio Aparecida.

Missa de Envio
*Foto: Gustavo Cabral | A12

Os homens do Terço, junto aos devotos e devotas da Mãe Aparecida, preencheram o Santuário Nacional de Aparecida na Missa de Envio da 16ª Romaria do Terço dos Homens realizada no Altar Central, na manhã de domingo (25). A celebração foi presidida por Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., bispo emérito de Coari (AM), concelebrada pelo missionário redentorista Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, além dos bispos e os demais sacerdotes presentes.

Na homilia, Dom Joércio relembrou que o tempo quaresmal é propício para a conversão, um ato de constante renovação. “A conversão não é uma coisa que acontece uma vez pra sempre e acabou. Todo dia nós precisamos buscar a conversão, voltar para Deus, voltar para os nossos irmãos e a Palavra de Deus nos ajuda a perseverar”.  O bispo redentorista ainda afirmou que o Pai-Nosso é o sinal de que venceremos as tentações com Cristo. “Se somos homens e mulheres de oração do terço, que Ele mesmo nos ensinou na oração do Pai-Nosso: ‘não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal’; se nós rezamos com Ele, nós seremos, com Jesus, também vencedores. Não tenha medo de enfrentar as suas tentações; são pequenas, são grandes, mas existem. Olhe pra Jesus e peça sempre pra Ele ajudar você a vencê-las”.

No Evangelho (Mc 9,2-10), em que acompanhamos a Transfiguração do Senhor, o Pai vai dizer a todos nós, representados por Pedro, Tiago e João: “Este é o meu filho amado, escutai o que ele diz”. Para Dom Joércio, precisamos escutar atentamente a Jesus, pois no mundo de hoje são tantas as vozes que podem nos confundir. “Este Santuário se transformou pra nós nesse monte da Transfiguração. Aqui é o lugar onde Jesus se transfigura pra nós em cada romaria, em cada celebração, em cada Eucaristia. Hoje, neste dia do Envio dos Homens do Terço, vamos escutar Jesus, o Filho amado do Pai”.

Após a Missa de Envio, foi realizada uma procissão com os homens do terço com o Ir. Viveiros, C.Ss.R., que teve início na Nave Oeste do Santuário Nacional e encerrada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Terço Solene e a Consagração à Nossa Senhora

Na tarde de sábado (24), a 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens se reuniu ao redor do Altar Central, do Santuário Nacional, para o Terço Solene e Consagração à Nossa Senhora. Um momento de fé, de agradecimentos, de testemunhos e de oração.

*Foto: Thiago Leon | A12

A romaria, cujo tema deste ano foi “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Salmo 119) movimentou, até às 12h daquele dia, mais de 80,5 mil pessoas, conforme os dados parciais divulgados pela assessoria de imprensa do Santuário.

O Terço e a Consagração contaram com a animação do missionário redentorista, Ir. Viveiros, a presença do Padre Antônio Maria, que cantou junto aos Homens do Terço o hino da romaria, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG), Bispo referencial do Terço dos Homens da CNBB e demais concelebrantes.

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, reitor do Santuário Nacional, presidiu o momento de oração e saudou a todos com as seguintes palavras: “Não é preciso dizer da nossa grande alegria em recebe-los aqui, a nossa alegria está estampada nos nossos rostos, no nosso sorriso e em nosso coração. Em nome do Santuário Nacional, em nome dos missionários redentoristas, gostaria de dizer, Dom Gil Antônio, que nós temos um grande privilégio de receber esta que está entre as maiores e mais queridas romarias que o Santuário Nacional recebe anualmente, sejam sempre bem-vindos. O Santuário Nacional é a Casa da Mãe… a casa dos Homens do Terço”, afirmou.

Em seguida, foram contemplados os cinco mistérios dos mistérios gozosos, intercalados com leituras, preces e testemunhos. O Santo Terço foi concluído com a oração da Salve Rainha e a consagração à Nossa Senhora Aparecida. Além disso, foi anunciada por Dom Gil Antônio a 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025.

Missa Solene

O Santuário Nacional acolheu, na manhã de sábado (24), milhares de homens, que se reuniram no Pátio das Palmeiras para participar da Missa Solene da 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi realizada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. A celebração foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial para o Movimento Nacional do Terço dos Homens, e concelebrada pelos Missionários Redentoristas Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, e Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., ecônomo da Casa da Mãe Aparecida, além dos bispos e os demais sacerdotes presentes.

Dom Gil iniciou sua reflexão mencionando a presença de milhares de homens na celebração e lembrando também de todos os que não conseguiram estar no Santuário Nacional, mas que acompanham a Romaria de casa, pela Rede Aparecida de Comunicação. “Há muitos homens do terço em casa. Aqui nós somos muito numerosos, mas somos uma pequena parte de tudo aquilo que acontece no Brasil. O homem, com o terço na mão, tem Jesus no coração, tem Maria como sua protetora, tem a Igreja dentro de sua casa”.

O bispo pediu que todos repetissem juntos o tema “Tua Palavra é Luz do meu caminho”, e em seguida refletiu: “Palavra de Deus é a luz, Palavra de Deus ilumina, Palavra de Deus é claridade em nossa vida. Todo santo, toda pessoa que quiser ser santa tem que abrir-se à Palavra de Deus. O tema da nossa Romaria neste ano é celebrar a Palavra na Casa da Mãe. Por isso, nós viemos de várias partes do Brasil, celebrar, ouvir, acolher, amar e deixar que a Palavra ilumine a nossa vida”.

*Foto: Thiago Leon | A12

O arcebispo ainda refletiu o poder que um terço tem, a força da oração iluminada pela Palavra de Deus. “Homens do Terço, quando nós estamos rezando o terço, nós estamos falando a Palavra, escutando a Palavra, e a Palavra está nos iluminando, pois o terço inteiro é todo baseado na Palavra de Deus, na Palavra escrita que é a Bíblia, na Palavra explicada que é o magistério da Igreja. Nós cremos na Bíblia, mas cremos também no magistério da Igreja, porque corremos o risco de ler a Bíblia e interpretá-la errado”.

Quando os cristãos rezam o terço, eles estão dentro Palavra de Deus, “porque todas as orações são Palavras de Deus”. O bispo falou ainda sobre o magistério da Igreja dentro da oração do terço, em cada um de seus mistérios, além de refletir a figura de Maria coroada, enfatizando que nós também contemplamos o céu que nos espera: “a coroa que Deus nos há de dar depois de nossa morte, depois de nossa vida iluminada pela Palavra”.

Com alegria, Dom Gil falou sobre o caminho para santidade e como a oração do terço, a Palavra de Deus e o exemplo de Maria nos conduzem neste caminho. “Para ser santo é preciso deixar-se iluminar. E entre nós, a pessoa mais santa, a criatura humana mais santa, mais iluminada pela Palavra, foi Maria. Aquela que escutou a Palavra, que abraçou a Palavra e concebeu em seu seio a Palavra absoluta, a Palavra verdadeira, a Palavra completa, que não é uma escrita e nem é mesmo uma doutrina; é uma pessoa. A Palavra de Deus é uma pessoa, é Jesus Cristo. São João, no prólogo de seu Evangelho, diz que a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Essa Palavra escrita com “P” maiúsculo é Jesus, Ele é a Palavra. Portanto, quando você reza o terço, você acolhe Jesus em seu coração. Maria traz Jesus para o seu coração, os seus irmãos reunidos são como uma família, a família de Jesus, a Família de Deus”.

“Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que estás nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”, Dom Gil refletiu sobre esta Palavra e o que ela nos ensina sobre Maria. “Com essa Palavra nós entendemos que Maria tem um lugar muito importante, especial e único na família espiritual de Jesus, que é a Igreja. A Igreja é a família de Jesus. Maria tem um lugar muito especial no coração da Igreja, no coração de Cristo, no nosso coração. Porque Maria abriu-se à Palavra, deixou-se iluminar-se pela Palavra, deixou-se conduzir pela Palavra”.

Junto aos homens do terço, também encontramos mulheres do terço e mulheres do movimento chamado “Mães que oram por seus filhos”. Todos esses movimentos carregam o terço na mão e a oração do terço nos une como Igreja, como família. “Deus vai possibilitando assim a Igreja a reencontrar, a revalorizar o terço como centro da Palavra de Deus. Rezar Ave-Maria significa rezar aquilo que o anjo Gabriel rezou, significa rezar com a Igreja”.

Dom Gil lembrou de suas visitas aos grupos do Terço dos Homens pelo Brasil e falou da fé e do amor de todos os que rezam o terço. “Desfiando as contas do Rosário você vai chegando cada vez mais perto da Palavra que é Jesus, vai se deixando conduzir pela Mão da Mãe que escolheu a Palavra para ser serva, você é servo de Deus, você imita Maria, porque você ama Maria como sua Mãe”.

E finalizou sua homilia, pedindo a intercessão de Nossa Senhora por todos os homens do terço e por todo o país. “Aqui nós reunimos desta vez na Casa da Mãe para celebrar a Palavra, para repetir em nosso coração que a Palavra de Deus é luz para o meu caminho. Maria Santíssima abençoe os homens do terço, as famílias e toda a Igreja no Brasil. Amém”.

Missa de Abertura

“A Mãe Aparecida está de mãos postas, vamos rezar com Ela”, saudou Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), que presidiu, na sexta-feira (23), a Santa Missa Solene de Abertura, concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens; Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney; e Dom Mariano Danecki, Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS), que agradeceram a presença dos grupos de terço dos homens que ali estavam e os que viajavam a caminho da Romaria.

Na homilia, Dom Orlando celebrou o ato comunitário dos homens ao rezarem o terço como uma grande amizade social, pregada na Campanha da Fraternidade 2024 e, dessa forma, vivendo como homens bíblicos. “Vocês moram no coração de Nossa Senhora, da Igreja, e levam essa fé para o coração do mundo. E como casa da fé, se tornam amigos de Deus e homens bíblicos, porque o terço surgiu da Bíblia e nos conduz às Sagradas Escrituras”.

No Evangelho (Mt 5 20–26), Dom Orlando reforçou que Jesus nos pede para respeitarmos a dignidade das pessoas como irmãos que todos somos. “O terço irmana vocês a fazerem a experiência de uma amizade espiritual, onde a oração do terço leva à amizade nas paróquias e nas dioceses”.

Dom Orlando valorizou cada momento do Santo Terço, catequizando a todos sobre o Credo, o Pai-Nosso, a Ave-Maria, os Mistérios, a Salve Rainha e o Glória ao Pai. E fez uma bela oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a Mãe do Terço dos Homens: “Mãezinha querida, que o teu terço me leve a amar a Igreja, porque tu és aquilo que a Igreja deve ser. Mãezinha, fazei com que os homens do terço se tornem catequistas e tenham a força e o ardor missionário. Mãezinha, nós te pedimos paz, alegria e esperança.”

Após a Missa Solene, os Homens do Terço saíram em procissão com o andor de Nossa Senhora Aparecida até o Centro de Evento Padre Vítor Coelho de Almeida. Em seguida, os homens do terço se reuniram com Ir. Viveiros, C.Ss.R. para uma renovação de seu compromisso missionário.

*Com fotos e informações de A12.com

Veja Também