Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma. Este período de recolhimento antecede a Semana Santa, em que a Igreja relembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Durante este tempo litúrgico, os fiéis são convidados a rever sua vida cristã e a praticar três exercícios quaresmais: a penitência, a caridade e a oração.

Como de costume, haverá missas especiais nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora. Durante as celebrações do dia, será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. De acordo com o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, o gesto é um sinal de penitência. “Vamos ouvir dos lábios do ministro uma destas duas expressões: ‘Lembra-te que tu és pó, em pó te hás de tornar’ (cf. Gn 3, 19) ou ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ (cf. Mc 1, 15). As duas formas servem para alertar o fiel para que ele possa ver a fragilidade da vida humana, preparar-se para a vida eterna e entrar num caminho certamente de conversão diária.”

22 fev 2023
Expired!