Na manhã da última sexta-feira, 22 de abril, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Missa de Páscoa na Obra dos Pequeninos de Jesus. A celebração contou com a presença de funcionários e voluntários da Fundação Maria Mãe, mantenedora da Obra, além de alguns assistidos.
“Essa é uma Páscoa que me dá muita alegria de realizar. Todos os anos venho celebrar com as pessoas em situação de rua, que são os pobres mais pobres da nossa sociedade. É um momento importante porque Jesus nasceu na pobreza; Ele foi pobre, nos mandou amar os pobres e ver nos pequeninos a sua própria pessoa. Então é nessa convivência que sentimos a presença de Cristo, a sua força e ressurreição”, afirmou Dom Gil após a Eucaristia. “Essa Missa de Páscoa é também um convite à passagem, para que possamos ser mais solidários, mais amorosos, mais caritativos com aqueles que precisam de nós”, completou.
Na ocasião, o Presidente da Fundação Maria Mãe, Diácono Hélio Rodrigues de Oliveira, revelou ao Arcebispo que a procura pelos serviços aumentou cerca de 50% no último ano. “Se a um ano atrás a nossa média de atendimento era em torno de 125 a 130 pessoas, hoje esse número está bem próximo a 200 pessoas, em média, por dia”, contou.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, a Obra dos Pequeninos de Jesus oferece às pessoas em situação de rua café da manhã, banho, roupas limpas, kits de higiene pessoal, assistência psicológica, odontológica e encaminhamentos junto a assistentes sociais. No local, os assistidos também têm a oportunidade de adquirir habilidades através de oficinas para que possam recolocar-se no mercado de trabalho. “A Fundação Maria Mãe está aberta de segunda a sexta-feira para fornecer à população em situação de rua o pão da Palavra: diariamente nós temos evangelização e, logo após, cumprimos a missão que nos foi dada de dar de comer a essa população tão carente”, ressaltou Diácono Hélio. Aos finais de semana, a instituição entrega marmitex na hora do almoço.
A Obra dos Pequeninos de Jesus e a Fundação Maria Mãe sobrevivem de doações de pessoas de boa vontade. Os interessados em ajudar podem levar doações à sede da instituição, localizada na Rua Trinta e Um de Maio, 56, no Bairro Ladeira. Neste momento, as necessidades mais urgentes são por roupas masculinas, leite, café e açúcar. Também é possível fazer contribuições através do PIX: CNPJ 02.152.286/0001-56 ou e-mail ‘[email protected]’.