Direitos trabalhistas e obrigações tributárias são temas de Reunião do Clero

0

Dezenas de padres e diáconos participam, desde a manhã desta terça-feira (30), de mais uma Reunião do Clero. O encontro está sendo realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, e é conduzido pelo arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira.

Em fala rápida após a oração das Laudes, o pastor rendeu graças pelo Sínodo da Juventude, realizado em Roma entre os dias 3 e 28 de outubro, e lembrou do Sínodo da Amazônia convocado por Papa Francisco para 2019. Segundo Dom Gil, este será especial para a Arquidiocese de Juiz de Fora, que tem um campo de missão na Diocese de Óbidos (PA).

O arcebispo ainda fez comentários sobre o 5º Seminário Igreja e Bens Culturais, realizado pelo Regional Leste 2 da CNBB na última semana. Ele ainda destacou a oração para o 2º Sínodo Arquidiocesano, que terá início em 2019.

A primeira parte da reunião do clero foi formativa. Em complemento ao curso sobre Administração Eclesial realizado em maio, o momento foi conduzido por advogados do Escritório Cúgula Guedes – Suzana Maria Paletta Guedes Moraes, Carlos Eduardo Paletta Guedes e Marcella Bastos -, que deram esclarecimentos sobre direitos trabalhistas aos sacerdotes e diáconos presentes.

Em seguida, a palavra foi dada ao auditor fiscal da Receita Federal, Marcos Paulo Pereira Milagres, e ao delegado da Receita, Leonardo Couto Sobral. Eles falaram sobre as obrigações tributárias das Entidades Religiosas. Dom Gil esclareceu o objetivo de tais palestras. “Sabendo que as leis do país vêm sendo modificadas dia após dia e que outras modificações certamente virão, é preciso que cada padre, que é também um administrador reconhecido pelo Governo e pelo Fisco, esteja muito atento. E é por isso que a Arquidiocese quer oferecer a todo o nosso clero o máximo de informações a respeito, para que cada um tenha segurança e saiba dos seus deveres e dos seus direitos no âmbito da administração”.

Após o almoço, o segundo momento da reunião será de avisos e comunicados práticos. Entre os assuntos abordados, estarão os passos do 2º Sínodo, o encerramento do Ano do Laicato, a Campanha do Dízimo, a Novena de Natal e o movimento “Chama do Amor”, do Vicariato da Família.

A próxima Reunião do Clero, a última de 2018, será festiva e está marcada para o dia 11 de dezembro.

Conteúdo Relacionado
X