O projeto de lei de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG) que cria o Dia Nacional do Terço dos Homens foi aprovado na última terça-feira, 21 de março, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O texto agora seguirá para sanção presidencial.
Em sua justificativa, o deputado apresentou o “profundo significado devocional para os católicos brasileiros e a força desse movimento para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano”. A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Terço dos Homens foi 8 de setembro, quando a liturgia católica celebra a Solenidade da Natividade de Nossa Senhora.
Segundo o relator do projeto, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), “o Terço dos Homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações mediante esse ato de Fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”.
O Terço dos Homens
O movimento, que atualmente reúne por volta de 2,5 milhões de tercistas em todo o país, é reconhecido em alguns estados brasileiros, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Anualmente, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior do estado de São Paulo, é palco da Romaria Nacional do Terço dos Homens. A última edição ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro e contou com a participação de 70 mil homens do terço.
Origem do Terço dos Homens
De acordo com o assessor nacional do Terço, Padre Vandemir Meister, apesar de existirem relatos de homens que, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão, se reuniam para rezar, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram.
O surgimento ocorreu dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se espalhar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes.
*Fonte: Site da Gaudium Press