Comissão para o Sínodo Romano detalha fase diocesana em reunião on-line

Os Vigários Episcopais e os Vigários Forâneos da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram, na manhã do dia 2 de dezembro, de uma reunião on-line acerca da fase local do Sínodo dos Bispos 2023. Os responsáveis por passarem as informações aos sacerdotes foram o Coordenador da comissão constituída para a organização dos trabalhos, Padre João Francisco Batista da Silva, e os secretários, diáconos Rafael Nascimento e Robert Teixeira.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, fez questão de participar do encontro virtual, no qual foi explicado que, nesta etapa, serão gerados relatórios a partir dos encontros celebrativos, os quais servirão de base para a elaboração da “síntese diocesana” que será enviada à CNBB. “A nossa função foi apresentar o material que foi produzido para a celebração da fase diocesana do Sínodo. Nós mostramos cada um dos materiais e o modo como eles podem ser aplicados, em primeiro lugar nas paróquias e depois, nas foranias”, resumiu Padre João Francisco.

O Coordenador da Comissão Arquidiocesana apontou a importância dos vigários forâneos no processo sinodal. “O vigário forâneo tem um papel muito importante, que é de organizar, animar a forania a viver o Sínodo, e fazer a ponte entre aquilo que está sendo realizado na forania e a comissão.” O sacerdote também falou da função dos vigários episcopais. “Eles surgiram em nossa Arquidiocese em função do I Sínodo Arquidiocesano, que reconheceu algumas áreas da estrutura diocesana que precisavam da presença de um articulador. Nós acreditamos que esses vigários serão a ponte que faz chegar a proposta do Sínodo Romano a diversas áreas da vida pastoral em Juiz de Fora e região, estando elas inseridas ou não na vida paroquial.”

Dom Gil elogiou as atividades realizadas pela comissão até então. “Esta programação ficou muito bem feita, com reuniões em todas as paróquias e celebrações. São instrumentos de escuta, porque o Papa Francisco está pedindo que haja uma escuta em massa de todo o povo de Deus, até de pessoas que estão fora dos limites da Igreja. E isso vai acontecer até o tempo da Páscoa.”

Padre João Francisco fez uma avaliação positiva da reunião. “A acolhida foi muito grande. Os padres estão empolgados em celebrar esse Sínodo, com vontade de não somente produzir relatórios, preencher formulários ou responder a perguntas, mas de que seja, acima de tudo, momento de viver a comunhão, a participação e a missão.”