Celebrar em família: roteiro para a Solenidade da Ascensão do Senhor

Já está disponível o roteiro para a celebração em família para o domingo da Ascensão do Senhor, celebrada no dia 24 de maio. O material foi preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na proposta de tornar possível a vivência da fé nas casas, como Igrejas Domésticas, uma vez que os fiéis, em boa parte do país, não contam com os templos abertos para participação das missas neste tempo de pandemia.

“Nesta celebração queremos junto com a toda Igreja elevar nossos louvores porque na Ascensão do Filho reconhecemos mais uma vez a nossa vitória sobre o pecado e a morte, mas sobretudo que nosso destino é o céu. Que os ensinamentos de Jesus e sua Ressurreição nos ensinem a testemunhar a cada irmão e irmã a vida divina e o Reino de Deus que dá seus sinais em nosso meio”, lê-se no material.

O material tem a primeira leitura, o salmo e o Evangelho do dia, sugestões de cantos e orações. As dicas para uma boa celebração seguem as mesmas:

– Escolha de um local adequado na casa para celebrar e rezar juntos;

Preparar:

– Bíblia com o texto a ser proclamado,
– um vaso com flores,
– um crucifixo,
– uma imagem ou ícone de Nossa Senhora,
– uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na
– celebração da Vigília Pascal, nas casas.
– Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou a
mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.

BAIXE AQUI O ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO DA ASCENSÃO DO SENHOR

Fonte: Site da CNBB