*Fonte: Site da Catedral Metropolitana
Na manhã do último domingo, dia 22 de julho, aconteceu na Catedral Metropolitana a missa de encerramento do XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Foram recebidas mais de 500 pessoas, dentre maestros, maestrinas, diretores, instrumentistas e cantores.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Padre Aloisio Miguel, de Pratápolis, Diocese de Guaxupé (MG). A missa também teve a participação do Diácono Waldeci Rodrigues e de 15 maestros e maestrinas que regeram as músicas cantadas por 12 corais do Sul e do Sudeste do Brasil.
Em entrevista, Dom Gil destacou o fato de ser a primeira vez que a Arquidiocese de Juiz de Fora recebe o encontro de corais de pequenos cantores. “É uma grande satisfação acolher o congresso em Juiz de Fora. Nós os recebemos com alegria e procuramos ajudar na hospedagem desses meninos e meninas, com famílias e em outros lugares, como no seminário e nas igrejas”.
Na homilia, o arcebispo pediu a bênção de Deus sobre cada cantor e cantora, dizendo ser uma graça o dom que receberam para cantar. Ao final da celebração, ele fez uma brincadeira, dizendo que poderia ter um congresso toda semana para que os coros pudessem repetir sempre aos domingos aquela celebração.
O presidente da Federação Nacional de Meninos Cantores, Marco Aurélio Lischt, fez um pronunciamento ao final da missa, agradecendo a acolhida da cidade e a participação de todos. O maestro do Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia, Diego Pedrosa Frizero, agradeceu, emocionado, pela escolha do coral para ser o anfitrião do congresso de 2018. O Coro, considerado o mais antigo da cidade e o segundo mais tradicional do país, completa 65 anos este mês. Ele agradeceu, também, a todas as pessoas que se empenharam na organização do evento juntamente com ele.