Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, Dom Frei Clóvis Frainer falece aos 86 anos

Com pesar, a Arquidiocese de Juiz de Fora comunica o falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom Frei Clóvis Frainer, na tarde desta terça-feira, 4 de abril. Dom Clóvis, que tinha 86 anos e morava em Caxias do Sul/RS, foi vítima de complicações pulmonares e falência de outros órgãos.

O corpo está sendo velado na Capela da Casa São Frei Pio, junto ao Convento dos Capuchinhos, em Caxias do Sul. A missa e orações de despedida terão lugar na Matriz Imaculada Conceição (Capuchinhos de Caxias do Sul), às 16h desta quarta-feira, 5 de abril. Em seguida, o corpo de Dom Clóvis será sepultado no Memorial dos Capuchinhos de Caxias do Sul, junto ao Convento dos Capuchinhos.

Dom Clóvis pertencia à ordem dos franciscanos capuchinhos e foi o terceiro arcebispo de Juiz de Fora, assumindo o governo da Arquidiocese em 15 de agosto de 1991 e tendo se tornado emérito em 28 de novembro de 2001.

Confira, abaixo, a nota de pesar do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Nota de Falecimento

Com imenso pesar, comunico ao reverendo Clero e a todo o povo de Deus que caminha na Arquidiocese de Juiz de Fora, o falecimento de nosso estimado Dom Clovis Frainer, Arcebispo Emérito desta Sede Metropolitana. Teve seu desenlace hoje, por volta de 15h, em Caxias do Sul/RS, onde residia, e onde se dará o sepultamento amanhã, às 16h.

A Arquidiocese de Juiz de Fora deve muitos obséquios a este extraordinário Pastor, que deu a sua vida pela Igreja e pela evangelização de nossa gente. Como bom franciscano, deu testemunho de desapego das coisas materiais e de qualquer honraria humana.

A Província Eclesiástica de Juiz de Fora se solidariza com a família franciscana capuchinha na dor desta ausência e na fé firme na ressurreição dos mortos. A páscoa definitiva de Dom Clovis seja luz para a Páscoa que estamos para celebrar em toda a Igreja.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora