Seminário Menor Bento XVI e Propedêutico

Formador do Propedêutico
Pe. Welington Nascimento de Souza

*O Seminário Menor Bento XVI está desativado.

Endereço:
Rua Raulina Magalhães, 40 – Grajaú
Juiz de Fora – MG / CEP: 36.052-380
Tel.: (32) 3211-3381

De acordo com o Documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Doc. da CNBB 93 nº 315-317), “o Seminário Menor é uma comunidade formativa, composta de formadores e alunos, residentes no mesmo prédio em que são oferecidos programas de formação, cursos de estudo acadêmico de nível médio e orientação pastoral (…) Os adolescentes e jovens devem apresentar sinais de vocação com qualidades e aptidões humanas e cristãs necessárias para a opção pelo ministério presbiteral”. O Seminário Menor Bento XVI, da Arquidiocese de Juiz de Fora, foi instalado por Dom Gil Antônio Moreira em 3 de fevereiro de 2012.

Para entrar na casa, os adolescentes passam pelo Discernimento Vocacional Especifico (Dives), realizado no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Podem se candidatar jovens acima de 16 anos que estejam cursando o ensino médio e que tenham sinais de vocação, com espiritualidade séria e profunda, que tenham espírito comunitário e interesse pelos estudos visando a área acadêmica. Na casa, os jovens realizam serviço de limpeza, cuidam da horta, atendimento, participam de momentos de oração, missa, estudos, leituras de livros e aulas extras de literatura brasileira, da Didaqué e Catecismo da Igreja.