Primeira igreja em território turco desde 1923

0

As obras para a construção da primeira igreja na Turquia desde 1923 começarão em fevereiro. O anunciou foi feito por Bulent Kerimoglu, prefeito de Bakirkoy, distrito de Istambul onde a nova igreja será construída.

A construção de uma igreja já não ocorria há quase cem anos na Turquia, mas agora o início das obras de um novo templo foi confirmado para fevereiro. Esse foi o anúncio do prefeito de Bakirkoy, Bulent Kerimoglu, depois de uma reunião com Yusuf Cetin, metropolita da Igreja siro-ortodoxa na Turquia, religião que vai construir a igreja. As obras devem durar no máximo dois anos. A igreja será no bairro de Yesilkoy Bakirkoy, numa área não muito distante do aeroporto internacional de Ataturk, e poderá acomodar mais de 700 fiéis.

A construção da nova igreja foi anunciada pela primeira vez em 2015 pelo então primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, durante um encontro com representantes de minorias religiosas não muçulmanas da Turquia. Naquela época, observou-se a necessidade de um templo para a Igreja siro-ortodoxa Síria por causa do aumento do número de fiéis, com a chegada de refugiados da Síria.

Nos últimos anos, lideranças políticas turcas têm agido em favor das comunidades cristãs sírias. Nos primeiros anos do conflito sírio, as autoridades turcas estabeleceram um campo de refugiados reservado a cristãos sírios, capaz de abrigar até quatro mil refugiados.

Atualmente, existem cerca de 25 mil cristãos sírios que vivem na Turquia, concentrados principalmente nos subúrbios de Istambul. Muitos deles vivem nas áreas adjacentes ao local onde a nova igreja será construída.

Fonte: Site Vatican News – via Agência Fides 

Conteúdo Relacionado
X