Papa Francisco abençoa cruz missionária

Em audiência na última segunda-feira (5), o Papa Francisco recebeu o bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann. Francisco recebeu e abençoou a réplica da cruz missionária que será símbolo, em todas as dioceses do Brasil, na animação do Mês Missionário Extraordinário, realizado em outubro de 2019.

A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão. Faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.

No dia 9 de julho de 2015, o Papa Francisco abençoou 40 cruzes missionárias em sua visita na Bolívia, e as entregou a cada país da América como forma de preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), que aconteceu em julho de 2018. A cruz missionária original destinada ao Brasil se encontra na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília.

Para dar continuidade aos congressos missionários em âmbito de América e Brasil, a cruz missionária será o grande símbolo para a preparação do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019 com o objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

Sobre o processo de preparação (outubro de 2018 a outubro 2019), diz o Papa: “Podemos nos preparar convenientemente para o Mês Missionário Extraordinário já através do mês missionário de outubro de 2018, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).

Conheça a Cruz Missionária

1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.

2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.

3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.

4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.

5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia

*Fonte: Site das Pontifícias Obras Missionárias (POM)