Padre Jânio Carlos Mota é empossado pároco em Ewbank da Câmara (MG)

0

Uma celebração especial marcou a posse do Padre Jânio Carlos Mota como novo pároco da Paróquia Santo Antônio, em Ewbank da Câmara (MG), na noite do último sábado, 9 de fevereiro. A solenidade foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que também conduziu a crisma de 41 jovens da comunidade. Estiveram presentes o prefeito da cidade, José Maria Novato, e um grande número de fiéis do município de Descoberto (MG), onde o sacerdote atuava.

O primeiro momento da celebração foi dedicado ao rito de posse. Padre Jânio renovou as promessas sacerdotais, fez o juramento de fidelidade e a profissão de fé pública, atos estes que são sempre repetidos durante a posse de um padre em uma nova paróquia. Seguindo a tradição, ele também recebeu alguns símbolos que marcam seu pastoreio, como as chaves da igreja e do sacrário, a estola roxa (usada em confissões), a Bíblia Sagrada e o livro de tombo, onde são feitas anotações referentes à administração da paróquia. A leitura da provisão foi feita pelo Padre José Cisneiro Seabra Ramos, vigário forâneo da Forania São Miguel, a qual pertence a paróquia. A provisão do novo pároco tem validade de seis anos.

Padre Jânio falou sobre o que espera desta nova missão. “A expectativa é a melhor possível, pois já sei que o povo da cidade é muito participativo. Também sei que os padres Renato e Diniz [João Batista Diniz Ferreira, capelão militar] fizeram um trabalho pastoral muito bonito na paróquia, sempre cativando os fiéis. Por isso, venho com muita tranquilidade e com a certeza de ser bem acolhido pela comunidade. Estou muito disposto a colaborar com esta paróquia”.

Dom Gil ressaltou que este é um momento de agradecer. “Hoje tivemos a alegria de celebrar a solenidade de posse do novo pároco da Paróquia Santo Antônio, de Ewbank da Câmara, Padre Jânio Carlos da Mota. Também fizemos a crisma de 41 jovens que vinham se preparando para isso. Este é um momento de gratidão aos padres Renato e Diniz, que estiveram aqui por um ano e motivaram bastante esse povo. Foi uma revitalização muito grande e, portanto, eu tenho o dever de agradecê-los pelo trabalho missionário aqui realizado. Eles, agora, passam a paróquia para o Padre Jânio. É uma grande alegria ver a comunidade acolher um novo pároco. Que Deus abençoe a estes três sacerdotes!”.

Após a celebração, todos os presentes foram convidados para um lanche partilhado e um momento de confraternização. Vale destacar que na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro, Padre Jânio também assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Paula Lima. A celebração está marcada para as 19h, na Matriz.

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X