Outubro: mês dedicado a celebrar a missão nas comunidades no Brasil e no mundo

0

Outubro chega e com ele, o mês missionário, época que a Igreja convida os cristãos a colaborarem com as missões no mundo. Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).

O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, tem convidado todos a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas.

Coleta

O Papa Pio XI instituiu, em 1926, o penúltimo domingo de outubro o Dia Mundial das Missões, no qual se realiza a coleta. Nesse dia, a colaboração de cada cristão tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária.

Dessa coleta, 80% são destinados a auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Cartaz

Em comunhão com a arte dos materiais da Campanha Missionária de 2017, neste ano o destaque é o envio para testemunhar o Evangelho da Paz. A arte mostra a Igreja, Povo de Deus, formada por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e etnias.

Nesta ciranda aberta, todos irmãos e irmãs são convidados por Cristo a comunicar o Evangelho da Paz no mundo cinza e sem vida. É a Igreja em saída, ad gentes, enviada a testemunhar a alegria do Evangelho em todo o mundo. O povo traz a Palavra de Deus, fonte da missão. As cores missionárias recordam a dimensão universal da missão. A arte é uma criação do Ateliê15.

Novena

O livrinho da Novena Missionária contém o roteiro de nove encontros, com cantos e orações. Inclui a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões e vem acompanhada de um DVD. É um dos principais subsídios para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Destacam-se testemunhos, de missionários e missionárias, que anunciam o Evangelho da Paz em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena.

“Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequenos” (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Essas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons dados por Deus, para melhor servir aos outros”, diz o Papa.

Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

*Fonte: Sites da CNBB e das POM

Conteúdo Relacionado
X