Não confunda: Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Brasileira são diferentes

Nesta época do ano muitas pessoas costumam viajar e, devido à proximidade, um dos destinos mais procurados é o Estado do Rio de Janeiro, principalmente a Região Serrana e a Região dos Lagos. Em tais locais existe um grande número de templos da Igreja Católica Brasileira, ou simplesmente Igreja Brasileira, uma outra religião, facilmente confundida com a Igreja Católica Apostólica Romana.

Essa nova igreja nasceu em 1945 e tem como fundador Carlos Duarte Costa. Ela possui templos em quase todos os estados do país, e até fora do Brasil. Além disso, utiliza nomenclaturas (padre, bispo, paróquia, nomes de santos), vestes e ritos próprios do Catolicismo.

Segundo o site da Editora Cleófas, a Igreja Católica Apostólica Romana diz que, embora os ritos e sacramentos sejam semelhantes, “falta-lhes algo de essencial para que seus sacramentos sejam válidos, isto é, a intenção de fazer o que Cristo quis fosse feito”. Além disso, não professam o mesmo Credo Apostólico, ou seja, não creem nos mesmos princípios e doutrinas, e estão tomados por grande ecletismo religioso na sua constituição.

Por isso, é preciso ficar atento. Quando você estiver em outra cidade, o ideal é consultar o site mais confiável – o referente à (arqui)diocese onde se está -, para saber qual a igreja mais próxima, assim como os horários das celebrações.

*Com informações de Editora Cleófas