Missa na Livraria Paulus recorda os 104 anos de criação da Pia Sociedade de São Paulo

0

Na tarde dessa segunda-feira, 20 de agosto, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa em ação de graças pelos 104 anos de criação da Pia Sociedade de São Paulo e de seus 87 anos no Brasil. A celebração ocorreu no auditório da Livraria Paulus Juiz de Fora e contou com a presença de dezenas de pessoas.

A missa foi concelebrada pelo Padre Renato Alves e contou com o auxílio do Diácono Adelmo Resende de Carvalho. Em sua homilia, Dom Gil afirmou que a Primeira Leitura e o Evangelho do dia tratavam da relação com a Palavra de Deus. “Às vezes podemos carregar a Bíblia debaixo dos braços, dentro da bolsa, para baixo e para cima; podemos andar vestidos com camisas estampadas por frases da Sagrada Escritura; mas a Palavra não penetrou em nosso coração. Aí não adianta nada. A Palavra não foi feita para ser adorada, ela foi feita para ser vivida”.

O arcebispo ainda falou do Beato Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, a quem chamou de “grande apóstolo da Palavra de Deus”. “Nós estamos na Era da Comunicação e Deus escolhe os seus apóstolos da comunicação, escolhe aqueles que Ele quer enviar para que a Sua Palavra não fique parada, mas sempre seja divulgada e acolhida. O Beato Tiago Alberione foi um desses apóstolos escolhidos por Deus e a sua obra foi tão abençoada que hoje tem centenas de seguidores dele, consagrados de vida, tanto homens quanto mulheres, padres, irmãos e irmãs, que se dedicam a esta grande obra da divulgação da Palavra de Deus, o amor de Deus, a verdade de Cristo através dos meios de comunicação”.

O pastor exorta todos os fiéis a fazerem um bom uso dos veículos de comunicação. “Meios, instrumentos, técnicas de comunicação, tudo isso são obras de Deus, devem ser aproveitadas justamente para o bem. Padre Alberione nós dá a lição de aproveitar tudo isso que o progresso vai trazendo em favor da Palavra de Deus”.

Ao final da Celebração Eucarística, os presentes rezaram a oração pela canonização de Tiago Alberione, beatificado pelo Papa João Paulo II em abril de 2003. Em seguida, todos foram convidados a participar de uma confraternização, no salão da livraria. O dia festivo foi encerrado com palestra ministrada pelo Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv., com o tema “O Espírito Santo nas cartas de Paulo”.

Conteúdo Relacionado
X