Jovens da arquidiocese participam de missa de envio à Jornada Mundial da Juventude – Panamá 2019

0

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Panamá neste mês de 22 a 27 de janeiro, reunirá milhares de pessoas de todo o mundo e os jovens da Arquidiocese de Juiz de Fora, são sempre presença na JMJ, desta vez não será diferente. Com os preparativos a todo vapor, neste próximo domingo (6), um grupo de aproximadamente 50 jovens participam da missa de envio que será realizado em algumas paróquias de nossa arquidiocese. Na Paróquia de São Mateus, será às 18h, Paróquia de Santa Luzia, às 19h e na Paróquia de São Pedro que será realizado no dia 13 de janeiro, às 19h.

A arquidiocese de Juiz de Fora estará representada pelo arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio, o padre Marcos Ribeiro Silvestre e por jovens de várias paróquias, situadas nas cidades de Juiz de Fora, Bom Jardim de Minas e Arantina. Além dos grupos, comunidades juvenis, também contará com duas representantes do Conselho Nacional do Brasil dos Vicentinos que vão participar do Encontro Internacional da Juventude Vicentina (EIJV) a partir do dia 16, um encontro que sempre ocorre no país que sedia a JMJ.

Para Jacqueline Ribeiro, uma das representantes do Conselho Nacional da Juventude Vicentina de nossa Arquidiocese, ela irá viver duas experiências em uma. “Nós temos a oportunidade de encontrar diversas pessoas que vivem o carisma vicentino em diversos locais do mundo, e ali parece que somos amigos há muitos anos. Além de perceber, dentro da JMJ, o quanto a juventude católica é forte e corajosa. Em um mundo que manda viver o contrário, estamos mostrando que dá para ser servidor de Cristo e sermos jovens, sem abandonar nossas raízes e nossas vidas pessoais. ”

A jovem Giselly Garcia Gonçalves da Paróquia de Santa Cruz, do bairro Bandeirantes, conta que sua primeira Jornada foi no Rio de janeiro, em 2013, e fala de sua animação em participar de outra Jornada, agora fora do seu país.  “É uma sensação incrível, poder vivenciar uma JMJ em um outro país. Estou muito animada. ”

Os peregrinos juiz-foranos, provenientes de diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, embarcarão em datas variadas. O primeiro grupo saíra no próximo dia 13, o Grupo Mediatrice, da Paróquia de Santa Luzia e irão participar o “Dia nas Diocese” (16 a 21), a semana que antecede a Jornada. Já o último grupo, o restante  do grupo Hesed,  viaja no dia 22 de janeiro.

A Jornada Mundial da Juventude (originalmente em italiano Giornata Mondiale della Gioventù ou GMG) é um evento religioso instituído pelo Papa São João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens.

Em suas últimas versões, o roteiro se deu de terça-feira a domingo. Neste encontro existem diversos tipos de atividades em que o Papa e os milhares de jovens irão participar, como missas, vigília, shows, testemunhos, pregações, benção papal, entre outros. Os dias que antecedem o grande evento são conhecidos como “os dias da diocese” (DED), é um tempo em que as dioceses do país sede abrem suas portas aos peregrinos que estão chegando.

Colaboração: Ana Maria Roberto

Conteúdo Relacionado
X