social facebook social twitter social youtube

Celebração e Procissão de Corpus Christi reúnem milhares de fiéis em Juiz de Fora

*Fonte: Site da Catedral Metropolitana

Foto 46Milhares de pessoas acompanharam, na tarde e noite da última quinta-feira (31), a Solenidade de Corpus Christi que reuniu as paróquias da Forania Santo Antônio, em Juiz de Fora. Padres, diáconos e seminaristas da forania estiveram presentes em Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, realizada na praça da Matriz Bom Pastor. Após a celebração, a multidão de fiéis, com velas nas mãos, iluminou as principais ruas de Juiz de Fora em procissão com o Santíssimo Sacramento, até a Catedral Metropolitana.

Em entrevista, Dom Gil falou sobre a celebração de Corpus Christi coincidir, este ano, com o aniversário de 168 anos de Juiz de Fora. “Queremos oferecer essa celebração em intenção da cidade de Juiz de Fora, de seus governantes e, sobretudo, pelas pessoas mais pobres que aqui habitam. Sabendo que Deus nos deu o Pão Eucarístico, na pessoa de seu Filho Jesus, que se tornou para nós alimento na caminhada, lembremos também daqueles que não têm o pão material. Queremos oferecer, então, à cidade, Jesus Eucarístico”.

Dom Gil destacou, ainda, a importância desta celebração na vida dos cristãos. “A solenidade de Corpus Christi é uma festa muito bonita, que está no coração de todo aquele que acredita na Eucaristia. Nela renovamos a Quinta-feira Santa, quando Jesus, na véspera de sua morte, se entregou totalmente a nós para ser nosso Alimento Pascal. Em todo o mundo se celebra este dia para recordarmos essa presença perpétua de Jesus no nosso meio. Jesus está na hóstia para ser comungado, portanto, a missa é o que há de mais importante na vida do cristão. Ali somos alimentados pela Palavra e com o próprio corpo de Cristo”.

Foto 64Durante a procissão, os milhares de presentes fizeram orações e entoaram cânticos de louvor com a animação do Padre Sérgio Luiz e Silva, CSsR e do ministério de música da Comunidade Exaltai. Durante o cortejo, foram dadas três bênçãos, recordando a Santíssima Trindade: nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Pronto Socorro (HPS), a bênção para os doentes; em frente ao Cenáculo São João Evangelista a bênção foi para o trabalho dos religiosos e religiosas e por todas as pessoas que atuam na Igreja; e no interior da Catedral, uma bênção universal, para a Arquidiocese, para todas as famílias e para a Igreja em geral.

Na chegada à Catedral Metropolitana, sede religiosa da Arquidiocese de Juiz de Fora, o Santíssimo Sacramento passou pelos tradicionais tapetes de Corpus Christi, confeccionados por paroquianos. Já no interior do templo, todos puderam adorar ao Santíssimo por alguns minutos e, ao final, receberam uma bênção especial.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next